metropoles.com

Para presidente da OAB, arquivamento da cassação de Aécio é deboche

Claudio Lamachia lamentou e disse que a atitude lança dúvidas sobre eventuais acordos que podem estar sendo feitos às sombras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
Claudio-Lamachia
1 de 1 Claudio-Lamachia - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia (foto em destaque), manifestou-se nesta sexta-feira (23/6) sobre o arquivamento do processo de cassação contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). Lamachia classificou a medida como um deboche.

“Ao arquivar sumariamente a representação contra o senador Aécio Neves, o presidente do Conselho de Ética do Senado [senador João Alberto (PMDB-MA)] consegue, ao mesmo tempo, debochar da sociedade, que espera esclarecimento para as gravíssimas acusações, e agredir o Estado Democrático”, destacou Lamachia, em nota divulgada no início desta noite (23).

Depois de decidir pelo arquivamento, João Alberto afirmou ver injustiça na denúncia contra Aécio Neves. O pedido de cassação foi feito após a delação do empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, na qual afirma que o senador mineiro teria recebido R$ 2 milhões em propina.

Segundo o representante da OAB, a decisão de Alberto “frustra as expectativas de que o Congresso se paute pelos valores da transparência e da legalidade.” Lamachia ainda afirmou que a atitude do senador “lança dúvidas sobre eventuais acordos que possam estar sendo feitos nas sombras”.

7 imagens
1 de 7

Felipe Menezes/Metrópoles
2 de 7

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 7

Daniel Ferreira/Metrópoles
4 de 7

Daniel Ferreira/Metrópoles
5 de 7

Michael Melo/Metrópoles
6 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 7

aniel Ferreira/Metrópoles

 

Veja a nota na íntegra de Cláudio Lamachia:

“Ao arquivar sumariamente a representação contra o senador Aécio Neves, o presidente do Conselho de Ética do Senado consegue, ao mesmo tempo, debochar da sociedade, que espera esclarecimento para as gravíssimas acusações, e agredir o Estado Democrático.

Dentro do contexto atual, é imprescindível que o processo tenha curso no Conselho de Ética e que o senador Aécio possa prestar os esclarecimentos necessários, exercendo seu direito de defesa.

A lamentável decisão do senador João Alberto, presidente do Conselho, frustra as expectativas de que o Congresso se paute pelos valores da transparência e da legalidade. O arquivamento também lança dúvidas e especulações sobre eventuais acordos que possam estar sendo feitos nas sombras.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?