Para presidente da OAB, André Mendonça “extrapola” ao tentar calar advogado
O ministro da Justiça pediu abertura de processo contra advogado que criticou Bolsonaro por “omissão” durante a pandemia do coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, saiu em defesa do advogado Marcelo Feller, que criticou o presidente Jair Bolsonaro durante o programa O Grande Debate, exibido pela CNN Brasil. Por meio de nota, Santa Cruz avaliou que “o ministro da Justiça, André Mendonça, ao requisitar inquérito policial para investigar o advogado Marcelo Feller, busca atingir, mais uma vez, quem se manifesta de forma crítica ao descalabro do governo diante da pandemia que atinge os brasileiros”.
“No momento em que o país soma mais de 212 mil vidas perdidas, a preocupação demonstrada pelo governo é intimidar e tentar calar os que apontam seus erros no lugar de salvar vidas, suprir oxigênio nos hospitais e viabilizar a vacinação de todos. Com a tentativa de criminalizar os críticos, o ministro extrapola suas funções, desvia o foco dos verdadeiros responsáveis pelo descaso com a saúde dos brasileiros e desrespeita princípios caros ao Estado Democrático de Direito, como a liberdade de expressão”, apontou o presidente da entidade.
A emissora decidiu afastar o advogado após o debate com o comentarista Caio Coppolla. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, a saída aconteceu nesta quinta-feira (16/7) e coincide com reações de integrantes do governo a uma fala em que o advogado disse haver um assassinato em massa no país por negligência do governo, na crise do novo coronavírus.
Ao vivo, Coppolla questionou: “Você está acusando o presidente da República, em rede nacional, de ser assassino por omissão?”. Feller, por sua vez, respondeu que Bolsonaro foi “absolutamente omisso”.
Depois disso, Arthur Weintraub, irmão do ex-ministro Abraham Weintraub e ex-assessor da Presidência da República, postou no Twitter que as afirmações eram gravíssimas e que enviaria o conteúdo ao ministro da Justiça. Apesar das especulações, a informação oficial da emissora é de que será feito um rodízio na bancada do programa.