Para Onyx, lockdown é ineficaz pois não atinge “cães de rua e insetos”
De acordo com o ministro, os bichos podem transmitir Covid-19 aos que estão isolados. As autoridades de Saúde negam
atualizado
Compartilhar notícia
Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, voltou a criticar as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos por causa da pandemia de coronavírus. Para ele, o lockdown não é uma ferramenta eficiente. A declaração foi dada nesta quinta-feira (25/3), à Jovem Pan.
“Muitos apostam em uma ferramenta que é o lockdown, que já está provada que é ineficiente. Alguém consegue impedir que, nas áreas urbanas, o passarinho, o cão de rua, o gato, o rato, a formiga, se locomovam? Alguém consegue fazer lockdown dos insetos?”, perguntou. Em seguida, ele mesmo respondeu: “É óbvio que não”.
De acordo com Onyx, esses bichos podem transmitir a doença aos que estão isolados. “Todos eles transportam o vírus. Não são contaminados, mas podem transportar”, afirmou. Segundo as autoridades de Saúde, os animais não são considerados fonte significativa de transmissão.
A fala do ministro se tornou motivo de piada nas redes sociais. Muitos internautas questionaram se o vídeo foi manipulado, mas as declarações foram gravadas e divulgadas no YouTube da Jovem Pan.
Assista:
Cara… Não é possível. Na boa. pic.twitter.com/IKCFqe0QuC
— Lucas Dantas (@letradolucas) March 25, 2021