metropoles.com

Para negociar auxílio a estados, Alcolumbre se reúne com Guedes

Presidente do Senado costura texto com a equipe econômica do governo federal e deve incluir contrapartidas aos estados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), se reúne nesta segunda-feira (27/04) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir os termos de projeto de auxílio financeiro a governadores durante a pandemia do novo coronavírus. A expectativa é de que o relatório, que ficou a cargo do próprio Alcolumbre, inclua contrapartidas dos estados à ajuda federal.

Derrotado na Câmara, onde o projeto passou destinando mais que o dobro do pretendido por ele, Guedes buscou o Senado para negociar o texto. Em troca dos recursos, o ministro da Economia quer obrigar governadores a adotar algumas medidas de contenção de gastos, como o congelamento do reajuste de servidores.

Articulado pelo presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), o texto da Câmara instituía a compensação de perdas com a arrecadação de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviços (ISS) por seis meses, com impacto fiscal previsto de R$ 89,6 bilhões, se somado à suspensão de dívidas com bancos públicos e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

O benefício seria válido se a redução nas receitas tributárias fosse de pelo menos 30%. Esse texto, contudo, vai ser abandonado pelo Senado, que apresentará outra redação.

Desde a semana passada, Alcolumbre negocia os termos da proposta e das contrapartidas com Guedes e prometeu que o relatório seria construído também a partir de tratativas com a Câmara dos Deputados.

Ainda não há definição sobre o valor que será aportado aos estados, mas a União deve ceder algo mais que os R$ 40 bilhões iniciais, incluindo suspensão de dívidas.

Senadores têm sido demandados por governadores para aprovar o auxílio temendo que a queda de arrecadação por causa da pandemia do novo coronavírus ameace a manutenção de serviços essenciais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?