metropoles.com

Para Marinho, reforma é última chance de manter direitos adquiridos

Secretário fala a senadores durante instalação de comissão na Casa para acompanhar tramitação da PEC da Previdência na Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Rogério-marinho1
1 de 1 Rogério-marinho1 - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Com a presença do secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, o Senado Federal instalou, na tarde desta quarta-feira (10/4), uma comissão especial para acompanhar o andamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência. A PEC, no entanto, ainda tramita na Câmara dos Deputados.

“Essa será a última oportunidade que o país terá de fazer uma reforma e garantir os direitos adquiridos”, afirmou Marinho, já no início de sua fala. O secretário trouxe ainda números já apresentados pelo governo federal sobre o déficit da Previdência brasileira, para tentar ganhar o apoio dos senadores.

Na prática, a comissão no Senado ainda não tem muita utilidade. Isso porque a PEC precisa primeiro ser aprovada na Câmara. Assim, nesse primeiro momento, os parlamentares pretendem apenas se atualizar sobre o tema antes que a proposta comece a ser analisada na Casa.

Insustentável
Rogério Marinho falou aos senadores durante cerca de uma hora. Segundo ele, é preciso que a reforma da Previdência seja aprovada porque está “insustentável, do ponto de vista fiscal, manter as coisas como estão”. Apesar do assunto do momento ser a reforma da Previdência, a comissão ficou esvaziada e poucos parlamentares acompanharam a fala do secretário.

Aqueles que se posicionaram cobraram Marinho sobre a tentativa do governo de diminuir o valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aumentar o tempo de contribuição de mulheres, trabalhadores rurais e professores.

“O que nós estamos propondo é evitar que quem não tem direito continue recebendo e quem tem direito tenha condições de continuar recebendo“, desconversou o secretário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?