metropoles.com

Para Marco Aurélio, Moro colocou em dúvida “equidistância” da Justiça

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) defendeu que a relação entre juiz e procurador seja transparente, mas evitou falar da Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
STF/DIVULGAÇÃO
Ministro Marco Aurélio Mello
1 de 1 Ministro Marco Aurélio Mello - Foto: STF/DIVULGAÇÃO

Após a divulgação da troca de mensagens entre o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello ressaltou que a colaboração entre eles “coloca em dúvida a equidistância” entre os órgãos julgador e acusador. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Para o ministro do STF, a relação de ambos deve ser tratada de forma transparente e com ampla publicidade. No entanto, o magistrado preferiu não comentar se o caso poderá influenciar de alguma forma ações da Operação Lava Jato.

O site The Intercept divulgou, nesse domingo (09/06/2019), uma série de reportagens expondo diálogos de Sergio Moro e Deltan Dallagnol.

A publicação apresentou mensagens privadas, gravações em áudio, fotos, vídeos e documentos judiciais que foram compartilhados entre o agora ministro da Justiça e o procurador. Essa situação, no entanto, seria questionável, pois no sistema acusatório no processo penal brasileiro o acusador e o julgador não podem se misturar.

Procurado, Moro criticou a reportagem e lamentou “a falta de indicação de fonte de pessoa responsável pela invasão criminosa de celulares de procuradores. Assim como a postura do site, que não entrou em contato antes da publicação, contrariando regra básica do jornalismo”.

O ministro minimizou a denúncia e disse ainda que as mensagens trocadas não apresentam “qualquer anormalidade ou direcionamento da atuação enquanto magistrado”. Alegou, inclusive, que trechos foram retirados de contexto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?