metropoles.com

Para Maia, prisão de Crivella é “abusiva” e visa “criminalizar a política”

Parlamentar mencionou o julgamento do Mensalão, que condenou e prendeu, sem exposição dos investigados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Coletiva Rodrigo Maia
1 de 1 Coletiva Rodrigo Maia - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, nesta terça-feira (22/12), que a prisão do atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), foi “abusiva” e tem a finalidade de “criminalizar a política”.

O parlamentar mencionou o Mensalão, que teve o processo comandado no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, e no qual houve julgamentos, condenações e prisões, sem exposição prévia.

“O prefeito [Marcelo Crivella] tem endereço fixo, poderia estar sendo investigado mesmo sem a prisão e poderia avançar a investigação, ser condenado e aí sim cumprir a pena. Acho que é mais uma prisão que tem sido ponto de criminalizar a política e antecipar condenação e pré-julgamentos em relação aos políticos”, declarou Maia.

O presidente da Câmara lembrou que Crivella foi adversário do seu correligionário, o agora prefeito eleito Eduardo Paes (DEM-RJ), que venceu o segundo turno por 64,07% dos votos válidos contra 35,93% do atual mandatário municipal. “Foi meu adversário, mas nem por isso vou deixar de defender aquilo que entendo que é o correto com o estado democrático de direito”, destacou.

Crivela foi preso na manhã desta terça-feira, em operação conjunta do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Polícia Civil que investiga o chamado “QG da Propina”, um suposto esquema de pagamentos de propina para a liberação de contratos na Prefeitura do Rio. Crivella deixaria a Prefeitura no próximo dia 31 de dezembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?