metropoles.com

Para Lula, Lava Jato não deve ser totalmente anulada, pois há verdades

Em entrevista, o ex-presidente afirmou ainda que o presidente Jair Bolsonaro tem colocado em risco a soberania da Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
Lula dá 1ª entrevista da prisão
1 de 1 Lula dá 1ª entrevista da prisão - Foto: Facebook/Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou não considerar que toda a força-tarefa da Lava Jato deve ser anulada. Na terça-feira (27/08/2019), o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou a condenação de Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil. Em entrevista à BBC Brasil, publicada nesta quinta-feira (29/08/2019), o petista disse que “tem coisas [na operação] que foram verdade, tem pessoa que confessou. Se o cara confessou que roubou, o cara é ladrão”.

“Não, eu acho que tem que ter seriedade. Se o cidadão, Luiz Inácio Lula da Silva, cometeu um delito e tem prova que ele cometeu um delito, não adianta o seu Lula falar grosso, ele tem que ser condenado e tem que ser punido como qualquer cidadão. Assim reza a nossa Constituição”, afirmou.

O petista afirmou que não cabe a ele analisar o comportamento da Suprema Corte, mas pediu, ao assegurar que é inocente, que condenem um ser humano com base nas provas. “Eu acho que a Suprema Corte precisa dar um freio de arrumação na casa porque houve um momento em que o [Sergio] Moro, o [Deltan] Dallagnol e mais a equipe da força-tarefa pensavam que eram donos do Brasil”, frisou.

Amazônia
Em meio à crise internacional que o atual presidente Jair Bolsonaro (PSL) enfrenta ante os avanços do desmatamento e de queimadas na Amazônia, Lula afirmou ver um risco da soberania da floresta com o discurso do opositor.

“Agora, para ela fazer parte do orgulho brasileiro nós temos que cuidar dela. Cuidar dela não significa transformá-la num santuário da humanidade. Até porque a grande riqueza que temos lá ainda quase que inexplorada é a nossa biodiversidade”, disse.

Vazamentos
Nesta semana, o site The Intercept Brasil noticiou, em parceria com o UOL notícias, que procuradores da Lava Jato comentaram, de forma desrespeitosa, mortes de familiares do petista, como a mulher, Marisa Letícia, o irmão Vavá e o neto Arthur, de sete anos. Mais tarde, a procuradora Jerusa Viecili foi às redes sociais pedir desculpas a Lula.

“Eu penso que ela deveria pedir desculpas ao povo brasileiro pelo mal que eles causaram aos milhões e milhões e milhões de brasileiros que perderam o emprego. Eu sou um homem muito maduro, não guardo mágoas. O fato de ela dizer que está arrependida, é muito bom a pessoa se arrepender. Uma coisa que no Brasil as pessoas perderam. No Brasil, a palavra desculpa parece que tinha desaparecido do dicionário”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?