metropoles.com

Para futuro ministro da Educação, 1964 é para “lembrar e comemorar”

Em seu blog, o professor escolhido por Bolsonaro critica Comissão da Verdade e elogia o golpe militar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
WhatsApp Image 2018-11-23 at 12.03.15
1 de 1 WhatsApp Image 2018-11-23 at 12.03.15 - Foto: Reprodução/Youtube

O futuro ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, elogiou o golpe militar de 1964 em artigo publicado em seu blog no dia 1º de abril de 2017. No texto, intitulado 31 de Março de 1964: É patriótico e necessário recordar essa data, ele defende que o dia é para se “lembrar e comemorar” e aponta o golpe como um “fruto exógeno aos brasileiros”.

“As Forças Armadas foram chamadas pela sociedade civil, a fim de que corrigissem o rumo enviesado pelo que o populismo janguista tinha feito enveredar a nau do Estado. Um populismo irresponsável que ameaçou esgarçar o tecido social, nos conduzindo perigosamente para o confronto civil. Era tudo o que os comunas queriam a fim de fazer o que sempre fizeram: pescar em águas turvas”, relata o futuro ministro.

Segundo Velez, a data é comparável a outros eventos históricos, como o “dia do fico”, por exemplo, no qual dom Pedro anuncia que ficaria no Brasil apesar da volta da família real portuguesa à Lisboa.

Em outro trecho do texto, o futuro ministro ataca o PT e defende o golpe e o regime militar: “Nos treze anos de desgoverno lulopetista os militantes e líderes do PT e coligados tentaram, por todos os meios, desmoralizar a memória dos nossos militares e do governo por eles instaurado em 64”, diz o texto publicado no blog O Rocinante (o cavalo de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes).

O futuro ministro classifica de “malfadada” a Comissão da Verdade, que funcionou nos governo do PT com o objetivo de levantar informações sobre o regime e investigar crimes contra os direitos humanos cometidos pela ditadura.

“A meu ver, consistiu mais numa encenação para ‘omissão da verdade’, foi a iniciativa mais absurda que os petralhas tentaram impor.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?