metropoles.com

Para FHC, não se deve confundir “centro” com “Centrão”

“Se você diluir um no outro, não corresponde com o desejo de reforçar o pensamento democrático”, defendeu o ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
Fernando Henrique Cardoso
1 de 1 Fernando Henrique Cardoso - Foto: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta quinta-feira (17/5) que a defesa da união a qual ele chama de “centro democrático e reformista” não deve ser confundida com o “Centrão” – bloco informal na Câmara composto por partidos médios e pequenos.

Fernando Henrique, presidente de honra do PSDB, é um dos signatários de um manifesto a ser lançado no fim de maio, conforme antecipado pelo jornal O Estado de S. Paulo, que destaca a necessidade de unir um “centro democrático” nas eleições de outubro, encabeçado por lideranças de PSDB, DEM, MDB e PTB.

“Precisa haver um esforço”, afirmou o tucano nesta quinta, na Fundação FHC, em São Paulo. “Se você diluir o centro no Centrão, não corresponde com o desejo de reforçar o pensamento democrático, prestar atenção nas desigualdades, combate à corrupção e visão de futuro, o Brasil integrado na economia global”, disse.

Como Centrão, o tucano afirmou se referir às pessoas com interesses fisiológicos no “dá cá toma lá” de partidos e governo. Em recado a seu partido, Fernando Henrique disse que é preciso unir o centro nas eleições, mas misturar o chamado “Centrão” na aliança pode ter um custo caro perante o eleitorado.

Questionado se o ex-governador Geraldo Alckmin, presidenciável do PSDB, está confundindo o centro com Centrão, FHC disse que ele tem sido prudente. “Não tem nem dado passos além da perna”, opinou.

Apoio
Em Fortaleza, o empresário Flávio Rocha, presidenciável pelo PRB, disse nesta quinta que apoia o manifesto lançado por FHC. “Eu me associo inteiramente, inclusive fui pioneiro neste esforço de fazer face aos dois extremos que nos remetem aos dois piores momentos de nossa história: a era da ditadura e a da recente destruição da economia brasileira”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?