Para entender: o que ocorre após a leitura do relatório da CPI
Se os senadores entrarem em consenso, a CPI ainda deve votar e aprovar o documento, além de dar encaminhamento aos possíveis crimes
atualizado
Compartilhar notícia
Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, instalada pelo Senado, não acabam com a leitura do relatório elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Se os senadores entrarem em consenso, a CPI ainda deve votar e aprovar o documento, além de dar encaminhamento aos possíveis crimes.
Para o leitor entender os próximos passos da CPI, o Metrópoles preparou um guia com os principais pontos dos próximos dias.
A CPI foi criada para apurar supostas omissões e irregularidades do governo federal no combate à pandemia no Brasil.
O que ocorre agora:
- Na próxima terça-feira (26/10), está prevista a votação do relatório do senador Renan Calheiros;
- Após a aprovação e o encaminhamento do relatório a CPI é dada como encerada;
- Com a chance dos senadores, a conclusão do relatório é enviada aos órgãos investigadores como Ministério Público, Procuradoria-Geral da República (PGR), entre outros. Eles são os responsáveis por dar seguimento e eventualmente responsabilizar os personagens citados no parecer por eventuais crimes;
- O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), também receberá o relatório. O documento cita crime de responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que pode ocasionar abertura de pedido de impeachment.