Para 98% do mercado, política econômica de Lula está na direção errada
Dado é de pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (15/3), que levantou o que o mercado financeiro pensa sobre o governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo pesquisa Genial Investimentos e a Quaest Pesquisa e Consultoria divulgada nesta quarta-feira (15/3), 98% dos executivos do mercado financeiro consideram que a política econômica do país está indo na direção errada.
O dado é da primeira pesquisa da série “O que pensa o mercado financeiro?”, levantamento que ouviu 82 executivos dos maiores fundos de investimentos do país em fevereiro.
Essa avaliação negativa está associada à política fiscal do governo e ao controle da inflação. Para 90% do mercado, a política fiscal do governo não vai gerar sustentabilidade da dívida pública.
Em segundo lugar, 68% acham que o governo não está preocupado com o controle da inflação. O mercado acredita, por exemplo, que é muito provável que o governo tente alterar as metas de inflação nos próximos seis meses, o que a maioria considera equivocado.
Por outro lado, o mercado aprova a decisão do Banco Central (BC) de manter a taxa básica de juros, a Selic, no patamar em que está (13,75%). Segundo o levantamento, 95% acham que o BC acerta com a manutenção da Selic.
Avaliação de Haddad e Lula
A pesquisa captou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem avaliação negativa de apenas 38% do mercado, ante 10% de positiva e 52%, regular. “Haddad desponta como alguém que está tentando gerar a previsibilidade que o mercado tanto defende”, considera o diretor da Quaest Felipe Nunes.
A avaliação de Haddad supera, inclusive, a do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cuja rejeição chega a 90% entre o mercado financeiro, ante 20% da opinião pública geral.