Palácio do Planalto exibe bandeira do Brasil na fachada; veja fotos
Peça foi colocada na fachada do prédio por seguranças do GSI, na noite desta sexta. Secretaria-Geral não se manifestou sobre o assunto
atualizado
Compartilhar notícia
Uma bandeira do Brasil foi estendida na fachada do prédio do Palácio do Planalto, sede oficial da Presidência da República, na noite desta sexta-feira (14/10).
A peça foi colocada por seguranças do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) por volta das 19h, ao lado da rampa que dá acesso ao prédio.
Até a última atualização desta reportagem, a Secretaria-Geral da Presidência, responsável pelas dependências palacianas, não havia se manifestado sobre o episódio.
O Metrópoles também entrou em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável por proteger o Planalto, uma vez que o prédio está incluído nas obras tombadas de Oscar Niemeyer. Também não houve resposta até a publicação deste texto.
Veja fotos:
Mais cedo, nesta sexta-feira, durante uma transmissão ao vivo ao lado de apoiadoras mineiras, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que uma bandeira seria colocada no Palácio da Alvorada, não no Planalto.
“Hoje pedi para aquele bandeirão que existe lá em Brasília, pegar uma usada, enorme, mandei botar lá no Alvorada, que é a minha casa. Acho que ninguém vai ter a coragem de falar ‘retira daí se não vou te dar uma multa de não sei quanto por dia’. É a nossa bandeira do Brasil. A questão da censura vai devagar. Certas coisas você não perde de uma hora para outra. Você perde com o tempo”, afirmou.
Ao justificar a medida, o presidente citou uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, que negou um pedido da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), para retirar uma bandeira do Brasil da Igreja Mãe em Belém, a mais antiga Assembleia de Deus do país.
“Hoje por exemplo, não vi o final da decisão de uma juíza. Mas o PT entrou na justiça para que uma igreja lá de Belém do Pará, que tem uma bandeira enorme do Brasil na entrada, fosse retirada, porque o PT diz que aquilo é propaganda eleitoral para o JB [Jair Bolsonaro]. Dessa vez, a juíza agiu corretamente. É um símbolo nacional, é um orgulho vermos uma bandeira do Brasil por aí, em local de destaque e logicamente temos que tratar de forma respeitosa. Mas o PT quis retirar a bandeira de lá”, disse.