metropoles.com

Paes critica plano do governo federal de privatizar o Santos Dumont

Em audiência do Senado, prefeito do Rio de Janeiro criticou proposta de concessão da administração do aeroporto à iniciativa privada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roque de Sá/Agência Senado
Portinho e Eduardo Paes
1 de 1 Portinho e Eduardo Paes - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), criticou, nesta sexta-feira (22/10), o projeto de autoria do governo federal que trata da concessão do Aeroporto Santos Dumont sem restrições de voos à iniciativa privada. Paes participou de sessão de debates temáticos no Senado Federal destinada a tratar das propostas de privatização de aeroportos no Rio, Minas Gerais e São Paulo.

A sessão foi presidida pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ). O parlamentar ouviu duras críticas do prefeito, que classificou como “absurdo” o modelo de concessão do aeroporto.

Segundo Paes, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, externou a ele a vontade de conceder a administração do Santos Dumont à mesma concessionária do Galeão. “É importante que o governo, que busca fazer essa concessão, no mínimo, busque se entrosar com a tese que pretende defender.”

O prefeito do Rio afirma que o objetivo do governo é “fazer caixa para superar as dificuldades da má gestão econômica do governo federal”. “Não tenho dúvida nenhuma de que o objetivo é resolver esse problema do próximo ano”, disse em referência ao risco iminente de que o governo fure o teto de gastos previsto no orçamento de 2022.

Paes ressaltou a importância do aeroporto para a capital carioca. “Estão fazendo isso às custas de um elemento fundamental para a infraestrutura da cidade e do estado do Rio de Janeiro”. O prefeito exigiu que o governo federal “tenha respeito” pelo estado.

“O que eu venho dizer aqui é que haverá uma mobilização política muito forte e que a cidade do Rio de Janeiro e o estado do Rio de Janeiro exigem respeito na forma como o governo federal vem tratando essa questão”, enfatizou.

Além de Paes e Portinho, participam do encontro secretários do Ministério da Infraestrutura, do Turismo e representantes de companhias aéreas.

Privatização em 2022

A intenção do governo federal em conceder o aeroporto à iniciativa privada foi discutida com o Congresso Nacional em primeiro momento pelo secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, em audiência na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. O encontro ocorreu em abril deste ano, mas a intenção do Executivo em privatizar a operação é externada desde fevereiro.

Na ocasião, o secretário defendeu que o governo pretende concluir a concessão à iniciativa privada do aeroporto Santos Dumont até o final de maio de 2022. Glanzmann estima os investimentos nos terminais do bloco em que o aeroporto está incluído em R$ 2 bilhões, nos três anos seguintes à entrega. O município demonstra, porém, forte relutância à proposta do Executivo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?