metropoles.com

“Padilha é o que país tem de melhor na articulação política”, diz Lula

Nesta semana, Lula criticou publicamente a articulação política do governo federal durante o almoço do recriado conselhão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ricardo Stuckert
O presidente Lula conversa com seu ministro da Casa Civil, Alexandre Padilha, ambos sentados em uma mesa no Planalto. Ao fundo, a bandeira do Brasil - Metrópoles
1 de 1 O presidente Lula conversa com seu ministro da Casa Civil, Alexandre Padilha, ambos sentados em uma mesa no Planalto. Ao fundo, a bandeira do Brasil - Metrópoles - Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante uma coletiva de imprensa após a coroação do rei Charles III, neste sábado (6/5). Ele negou qualquer informação de que pretende tirar Padilha da pasta. “Não, em hipótese alguma”, disse. “Padilha é o que o país tem de melhor na articulação política. O fato de acertar ou errar, tem que pensar no que aconteceu”, acrescentou.

E continuou: “O que deputados estão se queixando? Que o governo tarda a atender reivindicações. Cara quer participar de ministério, é tecnicamente competente […] a coisa mais barata e eficaz é a gente cumprir o que promete”. E finalizou: “Digo aos ministros: ‘Tudo que você trata e não cumpre, fica mais caro depois’. É preciso que a gente seja eficaz. Se não pode cumprir, não prometa”.

Saiba mais: Sem base sólida no Congresso, governo Lula ainda depende do Centrão

“Despreocupado”

Padilha vem sendo alvo de críticas entre os parlamentares. Eles dizem a articulação do governo está “fraca” e que isso é problema para aprovar matérias difíceis, como o projeto de lei (PL) das Fake News. Entre seus críticos, está o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). 

Apesar das críticas à articulação política e das dificuldades de formar uma boa articulação no Parlamento brasileiro, Lula afirmou a jornalistas que não está preocupado com matérias que possam ser rejeitadas pelo Congresso.

“Sinceramente, não tenho nenhuma preocupação. O projeto do governo pode ser aprovado, remendado ou recusado. Se for recusado, o governo tem que discutir com o Congresso e apresentar de outra forma. Esse é um jogo democrático bom”, afirmou. “Não é o Congresso que precisa do presidente da República, mas o contrário. Por isso temos que ser diplomáticos, atender reivindicações”, completou.

Como noticiou o Metrópoles nesta semana, no almoço da reunião do recriado “conselhão”, composto por 246 membros da sociedade civil, Lula chegou a alfinetar Padilha publicamente.

“A grande novidade na composição desse conselho – e nisso quero reconhecer o trabalho extraordinário do ministro Alexandre Padilha… Espero que ele tenha, dentro do Congresso Nacional, a capacidade de organizar e de articular que ele teve no conselho. Aí vai facilitar muito a vida… É porque esse conselho está mais diverso e representativo”, disse Lula.

8 imagens
Presidente Lula e primeira-dama Janja foram registrados na saída do hotel, em Londres
O presidente Lula, a primeira-dama Janja e o Rei Charles III durante jantar no Palácio de Buckingham, em Londres
A primeira-dama do Brasil, Janja, na coroação do rei Charles III
O presidente Lula com o presidente da França, Emmanuel Macron
Coroação da rainha Camilla
1 de 8

Janja e Lula saindo do hotel em Londres em direção à Abadia de Westminster

Divulgação/Presidência
2 de 8

Presidente Lula e primeira-dama Janja foram registrados na saída do hotel, em Londres

Reprodução
3 de 8

O presidente Lula, a primeira-dama Janja e o Rei Charles III durante jantar no Palácio de Buckingham, em Londres

Divulgação/Palácio de Buckingham
4 de 8

A primeira-dama do Brasil, Janja, na coroação do rei Charles III

5 de 8

O presidente Lula com o presidente da França, Emmanuel Macron

Reprodução/BBC
6 de 8

Coroação da rainha Camilla

Richard Pohle - WPA Pool/Getty Images
7 de 8

LONDON, ENGLAND - MAY 06: King Charles III and Queen Camilla stand on the balcony of Buckingham Palace following their Coronation on May 06, 2023 in London, England. The Coronation of Charles III and his wife, Camilla, as King and Queen of the United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland, and the other Commonwealth realms takes place at Westminster Abbey today. Charles acceded to the throne on 8 September 2022, upon the death of his mother, Elizabeth II. (Photo by Leon Neal/Getty Images)

Leon Neal/Getty Images
8 de 8

O rei Charles III cederá o trono para um de seus filhos

Leon Neal/Getty Images

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?