Pacheco vai à China com Lula; Lira ainda não confirmou
A viagem de Lula estava marcada para março, mas ele foi acometido por uma pneumonia e teve que remarcar a viagem à China
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai integrar a comitiva do chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à China. A informação foi confirmada ao Metrópoles pela assessoria do parlamentar. Já Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, ainda não sabe se vai poder viajar.
A viagem de Lula estava marcada para março, mas ele foi acometido por uma pneumonia e teve que remarcar a ida à China – o maior parceiro comercial do Brasil.
A expectativa era de que Lira pudesse integrar a comitiva, no entanto, a nova data da viagem, 11 de abril, bate de frente com os compromissos do presidente da Câmara. Na próxima semana, está prevista a retomada de votações e também há a expectativa de envio do arcabouço fiscal até sexta-feira (14/4), o que pode fazer o alagoano desistir de acompanhar Lula.
Críticas a Lula
Recentemente, Lira afirmou que o parlamento vai analisar “criteriosamente” os decretos do presidente Lula, para revisar o marco do saneamento. No entanto, considerou as medidas como um “retrocesso”.
O presidente da Câmara usou o Twitter para comentar uma declaração anterior em que ele criticou os decretos de Lula e afirmou que as mudanças devem ser realizadas pelo Legislativo.
“Defendo a revisão do Marco Legal do Saneamento com o propósito de aperfeiçoar a legislação vigente. Porém, alerto que o parlamento irá analisar criteriosamente as sugestões, mas não vai admitir retrocessos”, escreveu.
Em matéria publicada hoje na Folha de São Paulo, defendo a revisão do Marco Legal do Saneamento com o propósito de aperfeiçoar a legislação vigente. Porém, alerto que o parlamento irá analisar criteriosamente as sugestões, mas não vai admitir retrocessos.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) April 7, 2023