Pacheco: “Não há razão para sequer cogitar estado de sítio no Brasil”
O presidente do Senado voltou a dizer que o momento é de união entre os poderes. Ele se reuniu com o novo ministro da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta sexta-feira (19/3) que não há qualquer necessidade de se decretar estado de sítio no Brasil. Segundo o senador, “não há mínima razão fática, política e jurídica para sequer se cogitar” tal possibilidade.
Como já defendido pelo presidente da Casa em outras ocasiões, Pacheco reforçou: “Volto a dizer que o momento deve ser de união dos Poderes e ações efetivas para abertura de leitos, compras de medicamentos e vacinação”.
Ainda nesta sexta, Pacheco se reuniu com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em seu Twitter, o senador afirmou que o encontro serviu para discutir a pandemia no país.
Veja a publicação:
Recebi, nesta sexta-feira, o novo ministro da Saúde, o médico Marcelo Queiroga. O novo ministro solicitou apoio do Congresso às medidas de combate à pandemia. Sugeri a ele a importância de um plano de ação contundente para o enfrentamento da pandemia.
— Rodrigo Pacheco (@rpsenador) March 19, 2021
Plano focado nos medicamentos para sedação, inclusive adquiridos no exterior, abertura de novos leitos de UTI, cumprimento do cronograma de vacinação e realização de uma força tarefa imediata junto a laboratórios que possam fornecer imunizantes em quantidades suficientes ao país. pic.twitter.com/gU0wQ2OuVk
— Rodrigo Pacheco (@rpsenador) March 19, 2021
Estado de sítio
Mais cedo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, ligou para o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) para falar sobre rumores a respeito de um possível decreto de estado de sítio. Na ocasião, o chefe do Executivo federal negou a possibilidade. A informação é do jornal Estado de S.Paulo.
Segundo interlocutores, o contato partiu de Fux, que queria esclarecer a posição de Bolsonaro sobre o tema. Mais cedo, o presidente afirmou que “chegará o momento” de o governo federal tomar “medidas duras”.
Pedido de socorro
Também no Twitter, Pacheco disse que enviou, por meio de ofício enviado à vice-presidente dos EUA Kamala Harris, pedido de socorro ao Brasil nas ações de combate à pandemia da Covid-19.
Confira:
Esse compartilhamento de estoques, caso autorizado, daria impulso decisivo ao esforço de imunização dos 210 milhões de brasileiros.
— Rodrigo Pacheco (@rpsenador) March 19, 2021