metropoles.com

Pacheco: “Inacreditável que ainda seja preciso defender a democracia”

Presidente do Congresso Nacional voltou a condenar ataques às instituições e a cobrar pacificação entre os Poderes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Na presidência o senador Rodrigo Pacheco Senado Federal no final da votação da PL 2.108:2021, que revoga Lei de Segurança Nacional 3
1 de 1 Na presidência o senador Rodrigo Pacheco Senado Federal no final da votação da PL 2.108:2021, que revoga Lei de Segurança Nacional 3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), usou as redes sociais, nesta sexta-feira (13/5), para voltar a condenar ataques antidemocráticos. O senador defendeu ser “inacreditável que, em 2022, com todos os problemas que temos no país, ainda seja necessário defender a democracia dos diversos ataques”.

“A democracia é a única forma de convivemos de forma harmônica e avançarmos como Nação. Não há outro caminho aceitável”, prossegue o parlamentar em publicação feita em seu perfil no Twitter.

A manifestação ocorre um dia após a participação de Pacheco no XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador, na Bahia. No encontro, o senador sustentou que a democracia deve ser defendida de ataques “populistas, demagógicos e covardes”. Em seu discurso, sem citar o presidente Jair Bolsonaro (PL), Pacheco disse que o Executivo tem atuado para apartar e dividir a população, quando deveria uni-la.

“É difícil pensar que em pleno ano de 2022, com todos os problemas que tem o país, ainda precisamos ter a energia necessária para defender a democracia, que já está assimilada na sociedade, e, que, na verdade, deveria ser uma defesa de todos, sem exceção, porque é a única forma de nós convivermos de forma harmônica e com algum progresso no nosso país. É inimaginável pensar também que a essa altura nós estejamos a defender instituições, a defender o Poder Judiciário, de ataques absolutamente sem fundamento algum, sem lastro probatório, sem razoabilidade”, disse Pacheco no discurso.

O posicionamento do senador é uma resposta frente às novas investidas do mandatário do país, que tensiona a relação entre os Poderes, em especial com o Judiciário. A crise mais recente envolve a atuação e o papel das Forças Armadas nas eleições deste ano. Bolsonaro tem sustentado discurso de deslegitimar a eficácia e segurança das urnas eletrônicas com críticas diretas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?