metropoles.com

Pacheco e Lira cobram da Saúde informações sobre cronograma de vacina

Presidentes do Senado e da Câmara enviaram ofício ao ministro Eduardo Pazuello no qual pedem dados em caráter de urgência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Lira e Pacheco
1 de 1 Lira e Pacheco - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), enviaram nesta terça-feira (9/3) um ofício de informações ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a respeito do cronograma de vacinação contra a Covid-19.

Eles pedem que as informações sejam fornecidas ao Congresso em caráter de urgência, dentro de 24 horas.

“Considerando a urgência que nos impõe a pandemia ocasionada pela disseminação do vírus SARS-CoV-2 e a crescente taxa de óbitos por dia em decorrência da Covid-19, solicitamos a presteza de V. Exa. no sentido de encaminhar as informações acima requeridas no prazo de 24 horas, a fim de que as Casas do Congresso Nacional possam adotar as providências cabíveis no combate à pandemia.”

4 imagens
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
Arthur Lira e Rodrigo Pacheco
Arthur Lira e Rodrigo Pacheco
1 de 4

Presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), participam de assinatura dos termos de compromisso entre as duas Casas sobre o "orçamento secreto"

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Arthur Lira e Rodrigo Pacheco

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Arthur Lira e Rodrigo Pacheco

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os presidentes das duas Casas pedem informações detalhadas sobre forma e prazos do cronograma nacional de vacinação para o ano de 2021.

Pacheco e Lira também questionam se a pasta conta com  informações sobre o cronograma de produção nacional de vacinas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan e quais seriam as datas para o envio de imunizantes ao governo federal.

Insumos

Por fim, as autoridades perguntam sobre a aquisição de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), ingrediente necessário para a produção dos fármacos.

“Há calendário para sua aquisição, por parte do Governo Federal, de outros países? Há risco de falta dos referidos insumos? Quais os maiores entraves que o Ministério tem visualizado para a sua aquisição e importação?”, perguntam.

Na semana passada, um novo lote com 8,2 mil litros do insumo farmacêutico ativo (IFA) para produção da Coronavac, imunizante contra a Covid-19 desenvolvido em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, chegou a São Paulo. Com a matéria-prima importada da China, será possível produzir 14 milhões de doses do imunizante, segundo o Instituto Butantan.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?