Pacheco confirma presença na COP26 e divulga comitiva para viagem
Viajarão com o presidente do Senado Federal os parlamentares Acir Gurgacz (PDT-RO), Kátia Abreu (PP-TO) e Jaques Wagner (PT-BA)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou, nesta quarta-feira (3/11), que estará presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26). O senador viaja na noite de sexta-feira (5/11) para Glasgow, na Escócia, onde ocorre o evento.
Pacheco contará com a companhia de outros três senadores: os presidentes da Comissão de Agricultura, Acir Gurgacz (PDT-RO); da Comissão de Relações Exteriores, Kátia Abreu (PP-TO); e da Comissão de Meio Ambiente, Jaques Wagner (PT-BA). O petista já viajou para a conferência e aguarda os demais pares.
Pacheco defendeu a presença dos parlamentares na COP26. “Muito importante firmarmos nossas posições enquanto Casa Legislativa. O tema é muito atual, muito importante e precisa da posição do Senado Federal”, enfatizou o senador.
COP26
Convocada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a COP26 tem quatro grandes objetivos: o primeiro deles é que os países se comprometam a eliminar as emissões de carbono até meados do século e mantenha o objetico de combater o aumento da temperatura. A meta é mantê-la abaixo de 1,5° C.
Além de propor que os países se adaptem para proteger comunidades e habitats, trabalhando em conjunto; mobilizar ao menos 100 bilhões de dólares anualmente até 2030 para a luta contra as consequências do efeito estufa e estabelecer o trabalho conjunto entre governos, empresas e sociedade civil.
O encontro começou nesse domingo (31/10) e seguirá até o próximo dia 12 de novembro, com líderes mundiais em diversos eventos sobre finanças, energia e juventude, entre outros temas com foco em meio ambiente. Sem o presidente Jair Bolsonaro, a delegação brasileira será liderada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.