metropoles.com

Pacheco cobra “senso patriótico” da Petrobras para reduzir combustível

Para o senador mineiro, tem faltado “senso patriótico” e “responsabilidade social” à estatal na condução do debate sobre preços

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) cercado por senadores da CAE no plenário
1 de 1 Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) cercado por senadores da CAE no plenário - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou, nesta quarta-feira (16/3), que a Petrobras seja mais ativa nas discussões de medidas para reduzir o preço dos combustíveis. Para o senador mineiro, tem faltado “senso patriótico” e “responsabilidade social” à estatal.

“Nós gostaríamos de saber de que forma a Petrobras pode participar deste debate. Eu questiono: é correto e razoável que uma empresa como a Petrobras esteja dando lucro, um lucro duas vezes e meio maior que suas concorrentes, em um cenário em que o brasileiro está pagando caro no litro da gasolina?”, defendeu o parlamentar.

“Temos que discutir as ideias e a política da empresa, e a participação da empresa. A Petrobras tem que ter mais sensibilidade social e mais responsabilidade social. Confiamos no senso patriótico e de responsabilidade social da Petrobras”, completou.

Pacheco, contudo, esquivou-se de criticar o presidente da estatal, general Silva e Luna. “Não temos que interferir nisso [na presidência da Petrobras]. Nos cabe aqui discutir as ideias e não os homens. As ideias que devam merecer críticas por parte do Parlamento, eu já as fiz”, disse o senador, que classificou o militar como “muito competente e capaz”.

O senador ainda comentou a relutância da Câmara dos Deputados em pautar o Projeto de Lei 1.472/2021, que cria o Fundo de Estabilização do Petróleo. “Há uma quebra de expectativa, mas não de acordo. Entendo se tratar de um excelente projeto, que ainda cria medidas sociais importantes. Mas a Câmara tem sua autonomia, sua independência”, disse.

O presidente do Senado ainda pediu “maturidade” para enfrentar o preço dos combustíveis e discutir medidas efetivas que solucionem o problema.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?