metropoles.com

Pacheco avalia levar PEC dos Precatórios direto ao plenário do Senado

Rito prevê que, caso haja aprovação na Câmara, que o texto seja levado antes à CCJ. Cobrança por celeridade, contudo, pode mudar estratégia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) cercado por senadores da CAE no plenário
1 de 1 Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) cercado por senadores da CAE no plenário - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta quarta-feira (27/10), que avalia levar direto ao plenário da Casa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do pagamento de Precatórios, assim que a Câmara dos Deputados aprovar o texto – caso aprove.

O rito prevê que o texto antes seja submetido, após aprovação dos deputados, à apreciação da Comissão Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, atualmente presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). O martelo, contudo, ainda não foi batido, segundo Pacheco.

“Avaliaremos invocar o normativo que existe hoje em razão das sessões remotas para nos dar a possibilidade de levar a PEC direto ao plenário. Vamos verificar essa possibilidade. Daremos a celeridade devida a essa PEC”, explicou Pacheco.

O presidente do Congresso Nacional defende que o Parlamento tem “obrigação de dar solução” ao risco iminente de o governo federal furar o teto de gastos para viabilizar o pagamento de R$ 400 a beneficiários do novo programa social em substituição ao Bolsa Família, o Auxílio Brasil.

Por este motivo, o senador disse que dará a “ligeireza necessária” para análise da matéria. “A PEC que veio do Executivo está sendo trabalhada no sentido de buscar compatibilizar o pagamento dos precatórios com a observância do teto de gastos públicos e com o espaço fiscal necessário para se abrigar um programa social que todos concordamos que deve existir”, defendeu.

“Tão logo a Câmara aprecie e aprove, vou cuidar para que o Senado faça o mesmo, com o tempo necessário, mas com a ligeireza necessária para se dar solução definitiva para este problema”, enfatizou.

O senador ressaltou, porém, a importância de ampliar o valor pago aos beneficiários do programa social existente. “A sociedade clama por um programa social, mas ao mesmo tempo pede a responsabilidade fiscal”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?