metropoles.com

Pacheco apresenta projeto para atualizar CLT e Código Civil. Entenda

Segundo o senador, proposta pacifica o entendimento quanto à incidência de correção monetária e juros das indenizações trabalhistas e cíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Na presidência o senador Rodrigo Pacheco Senado Federal no final da votação da PL 2.108:2021, que revoga Lei de Segurança Nacional 3
1 de 1 Na presidência o senador Rodrigo Pacheco Senado Federal no final da votação da PL 2.108:2021, que revoga Lei de Segurança Nacional 3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou, nesta segunda-feira (2/5), projeto de lei para modificar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Código Civil. Segundo o senador, o objetivo da proposta é “pacificar” o entendimento quanto à incidência de correção monetária e juros das indenizações trabalhistas e cíveis pelo Judiciário.

Pacheco afirma que o ordenamento pátrio tem sofrido “graves inseguranças” em razão da falta de atualização da legislação vigente relacionada à correção monetária e aos juros de mora, além das interpretações conflitantes da Justiça.

O parlamentar cita, como exemplo, a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da correção monetária dos débitos trabalhistas. A Corte confirmou a jurisprudência sobre a inconstitucionalidade da Taxa de Referencial (TR) para atualização das dívidas empregatícias.

Na ocasião, o STF também repassou a responsabilidade para que o Legislativo contornasse o problema. Como alternativa, decidiu pela utilização do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), na fase pré-judicial, e da taxa Selic a partir do ajuizamento da ação.

Na avaliação do presidente do Senado, já tarda que uma lei venha pacificar o assunto. “Dessa maneira, o meu objetivo, com o presente PL, é o de simplificar e impor justiça para todos os juros praticados no meio judicial. Com tal intuito em mente e sempre visando ao interesse público, propomos uma série de alterações na legislação atual”, explica.

“Acreditamos que estamos atuando para corrigir injustiças históricas e para aumentar a produtividade do nosso Judiciário. Consequentemente, estamos incentivando investimentos, preservação de empregos e crescimento econômico no Brasil – ou seja, estamos melhorando a qualidade de vida da população e economizando dinheiro para o contribuinte”, prossegue o senador.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?