metropoles.com

Pacheco admite discutir semipresidencialismo, mas não agora

Declaração do senador ocorre um dia depois de o presidente da Câmara, Arthur Lira, criar grupo de trabalho para discutir o tema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Filiação do presidente do senado, Rodrigo Pacheco, ao PSD
1 de 1 Filiação do presidente do senado, Rodrigo Pacheco, ao PSD - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse, nesta sexta-feira (18/3), que considera discutir o semipresidencialismo no país. Embora o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) tenha suscitado o tema, Pacheco destacou que agora não é o momento para efetivar a mudança no sistema de governo.

O parlamentar destacou que o Congresso Nacional manteve, no ano passado, o sistema adotado com a reforma política, em 2017, que acabou com as coligações proporcionais, rejeitou o distritão e manteve a cláusula de barreira. A implementação dessas medidas abriu espaço para debater o tema em um futuro próximo, quando houver menos partidos.

“Poderemos avançar para aquilo que a Câmara tem debatido hoje. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, tem suscitado muito isso e acho que, em algum momento, isso pode ser discutido, mas não agora”, avaliou. “O semipresidencialismo é uma ideia, mas são buscas de aprimoramento político no Brasil que eu considero interessante serem discutidas e serem definidas num futuro próximo”, declarou Pacheco no seminário Educação e Inclusão dos Jovens no Mundo do Trabalho, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) do Paraná.

O presidente da Câmara criou um grupo de trabalho destinado a analisar e debater temas relacionados ao sistema de governo semipresidencialista. O ato foi publicado na edição de quinta-feira (17/3) do Diário Oficial da Casa.

O semipresidencialismo é um sistema de governo no qual o presidente eleito divide a gestão com um primeiro-ministro, indicado por ele e avalizado pelo Congresso Nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?