metropoles.com

Ossada de político desaparecido desde 1971 é encontrada em SP

Restos mortais foram identificados pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e o Grupo de Trabalho Perus (GTP)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
aluizio-palhano
1 de 1 aluizio-palhano - Foto: Reprodução

A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e o Grupo de Trabalho Perus (GTP) anunciaram nesta segunda-feira (3/12) uma nova identificação de restos mortais. Trata-se de Aluizio Palhano Pedreira Ferreira, desaparecido em 9 de maio de 1971, em São Paulo. Ele era integrante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. A informação é da coluna da Andreza Matais, do jornal O Estado de S.Paulo.

Em 1971, Ferreira foi preso e torturado pela ditadura militar nas dependências do DOI-Codi de São Paulo, unidade militar então comandada pelo coronel Carlos Brilhante Ustra (1932-2015).

De acordo com a reportagem, o anúncio foi feiro durante o I Encontro Nacional de Familiares promovido pela comissão. O encontro reúne cerca de 135 familiares de mortos e desaparecidos políticos. Os restos mortais foram retirados de uma vala individual no cemitério de Perus, em São Paulo.

“É importante porque as pessoas estão reiterando seu compromisso de continuar a busca. É um evento realizado por um órgão de Estado, de governo. Vai se lutar para que esse órgão não seja extinto”, disse a deputada Luiz Erundina (PSOL-SP), que foi homenageada no evento, Quando era prefeita de São Paulo, Erundina determinou a investigação no cemitério de Perus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?