metropoles.com

“Órgãos ambientais não atrapalham mais”, diz Bolsonaro a produtores de cana

Presidente participou de inauguração da usina de biogás de Guariba e discursou para plateia de produtores ligados à cultura da cana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro com chapéu
1 de 1 Jair Bolsonaro com chapéu - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que o Ministério do Meio Ambiente “não atrapalha” a vida do produtor rural e pediu a uma plateia de produtores ligados à cultura da cana-de-açúcar que relembrasse a atuação do Ibama e ICMBio em gestões anteriores. A declaração foi dada durante a inauguração da usina de biogás de Guariba, no interior paulista, nesta sexta-feira (16/10).

“Quando falam que eu sou benquisto pelo pessoal do campo… O nosso Ministério do Meio Ambiente é um ministério que, realmente, não atrapalha a vida de vocês. Muito pelo contrário, ajuda em muito. Relembrem, há algum tempo, como o Ibama e ICMBio tratava vocês e como esse tratamento, hoje em dia, é dispensado”, disse o presidente.

Bolsonaro também lembrou do encontro que teve com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Japão, no ano passado. Segundo o chefe do Executivo, o francês o teria pedido para expandir a demarcação de terras indígenas para 20% do território nacional.

8 imagens
Bolsonaro sobre redução de impostos: "Reconheço não ser o ideal, mas estamos avançando"
1 de 8

Alan Santos/PR
2 de 8

Alan Santos/PR
3 de 8

Bolsonaro sobre redução de impostos: "Reconheço não ser o ideal, mas estamos avançando"

Alan Santos/PR
4 de 8

Alan Santos/PR
5 de 8

Alan Santos/PR
6 de 8

Alan Santos/PR
7 de 8

Alan Santos/PR
8 de 8

Alan Santos/PR

“Eu lembro quando passei em Osaka e tive um encontro com o presidente de um grande país da Europa que quase sempre está na vanguarda para nos criticar. Ele queria que nós ampliássemos de 12% para 20% a quantidade de área demarcada como terra indígena em meu país. Nenhuma reserva foi demarcada até o momento”, afirmou.

O presidente brasileiro mencionou projeto desenvolvido pelo Ministério das Minas e Energia para que povos indígenas possam explorar os próprios territórios, rico em minérios. A proposta visa liberar a mineração nessas regiões.

“Disse ao chefe de Estado naquele momento que o Brasil tinha mudado. Acabou o tempo que o chefe de Estado ia pra fora e voltava pra cá com um pacote de maldades, onde quem pagava a conta, geralmente, era o homem do campo”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?