metropoles.com

“Orçamento secreto”: Cidadania confirma desistência de ação no STF

Decisão irritou o senador Alessandro Vieira (SE), que pediu desfiliação da sigla. Ainda não há definição sobre seu novo partido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Prado / Câmara dos Deputados
Roberto Freire, presidente do Cidadania
1 de 1 Roberto Freire, presidente do Cidadania - Foto: Leonardo Prado / Câmara dos Deputados

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, confirmou ao Metrópoles que o partido desistirá da ação movida no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o “Orçamento secreto”. A informação foi confirmada após o senador Alessandro Vieira (SE) anunciar ruptura com o partido em função da decisão do comando da legenda.

Freire defendeu que a desistência partiu da vontade de maioria da bancada do Cidadania na Câmara dos Deputados. “É um pedido da própria bancada da Câmara, que tinha votado a favor do Orçamento. A bancada pediu a desistência e eu apenas encaminhei”

O presidente do partido lamentou a saída do senador do Cidadania. “É o argumento que ele está usando, não sei se é só por isso. Lamento”.

Recentemente, o PSB e o Cidadania, por iniciativa de Vieira, pediram que a aplicação do dinheiro seja interrompida em 2021. O Orçamento da União de 2020 alocou R$ 20,1 bilhões nas emendas de relator-geral. A ministra Rosa Weber, do STF, será a relatora da ação.

Ruptura

O senador Alessandro Vieira (SE) anunciou, nesta quarta, sua desfiliação ao Cidadania. O parlamentar afirmou que “respeita a decisão, mas discorda frontalmente” de Freire.

“Os motivos para essa desistência deixo para o próprio Roberto esclarecer. Evidentemente respeito a decisão, mas discordo frontalmente. Um partido decidir não impetrar uma ação é natural. Desistir de uma ação perante o Supremo, na minha opinião, não é natural”, disparou.

Sua saída da sigla não está oficializada e deve ocorrer, conforme o senador, “nos próximos dias”. “Tenho como princípio de vida a coerência e uma seriedade extrema no trato da coisa pública, o que efetivamente inviabiliza a minha concordância com essa situação e, por consequência, a minha permanência no partido. Desejo a todos muita saúde e força na caminhada”, finaliza o parlamentar, em nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?