metropoles.com

Orçamento impositivo: CMO aprova R$ 20,5 bi em emendas ao relator

A sessão da Comissão Mista de Orçamento, que já dura mais de quatro horas, é marcada por obstrução e críticas ao projeto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Após muito impasse, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou nesta quarta-feira (11/03) a complementação de voto do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 4/2020. O texto, de autoria do deputado Cacá Leão (PP-BA), devolve ao Parlamento o poder sobre R$ 20,5 bilhões em emendas do relator-geral do orçamento, deputado Domingos Neto (PSD-CE).

Além disso, altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e atribui também ao relator-geral a competência de indicar os beneficiários dos recursos e a prioridade da execução do dinheiro. Na sessão, o colegiado deliberou sobre os nove destaques apresentados: todos foram rejeitados.

Pressionado, o relator do projeto decidiu recuar e apresentou um novo parecer nesta quarta, em que mantém o texto favorável à aprovação da medida exatamente igual ao enviado pelo Executivo federal. O PLN 4/2020 foi fruto de um acordo entre Planalto e o Parlamento na negociação da manutenção dos vetos presidenciais a outros dispositivos do orçamento impositivo.

Este é o segundo encontro da CMO para discutir os três projetos encaminhados pelo governo referentes ao orçamento impositivo. Ambas as sessões foram marcadas por obstrução de parlamentares do partido Novo e integrantes do Muda Senado. A reunião dessa terça-feira (10/03) foi suspensa devido ao impasse em torno da proposta.

Caráter político
A medida é considerada polêmica pelos congressistas, que se queixam de deixar muito poder e um alto valor nas mãos de apenas um parlamentar. O grupo defende a rejeição da matéria para que o Executivo continue no comando da destinação das emendas, para evitar que o envio de verba seja de caráter político, mas técnico.

Por isso, ao menos 75 parlamentares assinaram uma carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que ele retire o projeto da Casa.

O documento foi entregue ao Palácio do Planalto por volta das 11h desta quarta-feira. pelo líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pelo líder do Muda Senado, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), e pelo ex-líder do Novo na Câmara, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS).

Eles saíram do Congresso e seguiram para o Planalto a pé para formalizar o pedido a Bolsonaro. Apesar de ter entregue a carta nesta quarta ao Executivo, Randolfe afirmou que o grupo ainda seguirá coletando assinaturas para conseguir reunir “a maioria dos parlamentares das duas Casas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?