metropoles.com

Oposição vai obstruir votação da Previdência e apresentar destaques

Os deputados vão pedir pela retirada de diversos pontos do parecer aprovado pela comissão especial na semana passada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
jandira-feghalli
1 de 1 jandira-feghalli - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após reunião de líderes da oposição, o grupo decidiu que manterá a obstrução no plenário nesta terça-feira (09/07/2019). Além de apresentar os cinco requerimentos que têm direito regimentalmente, os deputados protocolarão nove destaques — todos supressivos — no texto-base da reforma da Previdência.

Ou seja, a oposição vai pedir pela retirada de diversos pontos do parecer aprovado pela comissão especial na semana passada. Para garantir a íntegra do texto, o governo precisa de 308 votos na Casa para cada sugestão apresentada.

Oposicionistas acreditam que assim pressionarão o governo, sobretudo porque alegam que não há 340 votos favoráveis à reforma, como a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), afirmou mais cedo.

“Vamos apresentar os requerimentos porque obrigaremos a presença de deputados favoráveis à reforma. Nossa obstrução tem o motivo de debater o texto e virar votos contrários à reforma”, explica o líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ).

Entre os destaques que serão apresentados estão textos que preveem mudanças nas regras de aposentadoria dos professores e a reoneração das exportações agrícolas.

Durante a reunião de líderes que ocorreu nesta manhã, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sugeriu um acordo com a oposição para que ela não obstruísse a votação em troca de cinco horas garantidas de debates.

Embate na bancada evangélica e feminina
Segundo a líder da minoria na Câmara, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), as bancadas feminina e evangélica estão insatisfeitas com o texto aprovado na comissão especial. Os trechos que causam desentendimento entre os parlamentares são os referentes à pensão por morte e a aposentadoria das mulheres rurais.

“As bancadas feminina e evangélica estão se rebelando contra a reforma. Isso está gerando insegurança dentro da votação. Por isso, o governo está pensando em votar amanhã. Vamos votar o kit obstrução”, ponderou a deputada.

Jandira disse que o grupo ainda trabalha para tentar conquistar votos dos dissidentes. O cálculo da oposição é que o governo tem 281 votos — o necessário para aprovar a matéria em dois turnos, para encaminhar ao Senado, é 308 votos dos 513 parlamentares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?