metropoles.com

Oposição vai ao STF para tentar barrar reforma da Previdência

Deputados entraram com um mandado de segurança contra as mudanças nas regras de aposentadoria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
CCJ – governo e oposição
1 de 1 CCJ – governo e oposição - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Deputados contrários à reforma da Previdência proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) entraram com um mandado de segurança contra as mudanças nas regras de aposentadoria. O texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara na última terça-feira (23/04/2019).

Os parlamentares Henrique Fontana (PT-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Marcelo Freixo (PSol-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP) pedem ao Supremo Tribunal Federal (STF) que interrompa a tramitação da matéria no Congresso até a liberação de dados e informações usados para embasar a proposta do governo.

Jandira Feghali explica que o mandado tem como base um requerimento da Câmara já apresentado pela oposição para pedir o acesso às informações que basearam a reforma. O texto pede que a tramitação da matéria só prossiga quando o governo retirar o sigilo dos dados.

“Nos impetramos o mandado de segurança para anular a sessão que votou a admissibilidade da reforma. Queremos que ela continue suspensa até o governo rever essa medida gravíssima de não enviar as informações a esta Casa”, reforça a deputada.

Para o deputado Henrique Fontana, o conteúdo da proposta fere direitos fundamentais da Constituição que, segundo o parlamentar, prevê o direito de uma Previdência pública.

“Os brasileiros teriam que colocar do próprio dinheiro numa conta de capitalização em bancos privados. Isso fere a nossa Constituição. Ele querem retirar todos os artigos que garantem a aposentadoria pública”, explica.

Nesta quinta-feira (25/04/2019), os parlamentares instalaram a Comissão Especial que analisará a matéria na Câmara. Em reunião de líderes partidários, os nomes dos deputados Marcelo Ramos (PR-AM) e Samuel Moreira (PSDB-SP) foram escolhidos para serem, respectivamente, presidente e relator da comissão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?