metropoles.com

Oposição quer sustar decreto que abre caminho para a privatização de UBS

Até o início da tarde desta quarta-feira (28/10), sete projetos foram protocolados na Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
José Guimarães
1 de 1 José Guimarães - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Parlamentares do PT, PCdoB, PSB, PSol e Cidadania entraram nesta quarta-feira (28/10) com projetos de decretos legislativos para sustar o decreto 10.530/20, publicado pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido), com a intenção de privatizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) no país, em meio à pandemia da Covid-19.

Até o início da tarde desta quarta-feira, sete PDLs haviam sido protocolados na Câmara dos Deputados com essa finalidade.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) apresentou o PDL 453/20 ainda na tarde de terça-feira (27/10), seguido pelo correligionário Rogério Correia (MG), com o PDL 454/20. Já o líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), protocolou o PDL 460/20 nesta quarta-feira.

“Ato descabido deste governo pretende privatizar e transformar as 39 mil unidades de saúde da família do país em ‘modelos de negócio’”, criticou Guimarães.

Os deputados Alice Portugal (PCdoB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Márcio Jerry (PCdoB-MA) apresentaram, conjuntamente, o PDL 457/20. O deputado Denis Bezerra (PSB-CE) enviou o PDL 458/20, enquanto Rubens Bueno (Cidadania-PR) protocolou o PDL 455/20.

Já a bancada do PSol protocolou o PDL 456/20. A líder do partido, deputada Sâmia Bomfim (SP), criticou o que considera uma “lógica irracional da dupla Bolsonaro-Guedes” de “desmontar o sistema de saúde mais importante do mundo”.

“Nós não podemos permitir a privatização do SUS [Sistema Único de Saúde], essa irracionalidade, ilegalidade e imoralidade, principalmente diante da pandemia”, declarou.

O decreto de Bolsonaro dispõe sobre a qualificação da política de fomento ao setor de atenção primária à saúde no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, para fins de elaboração de estudos de alternativas de parcerias com a iniciativa privada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?