metropoles.com

Oposição quer eleições diretas em caso de vacância na Presidência

Nos últimos dois anos do mandato, a Constituição prevê que quem assume é o vice. Proposta é restringir o prazo para seis meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
José Guimarães
1 de 1 José Guimarães - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

De olho nos 31 pedidos de impeachment contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, o líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que instale uma comissão especial para analizar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 227/2016), que prevê eleições diretas em caso de vacância do cargo de presidente, exceto nos últimos seis meses do mandato.

Desde que foi apresentada pelo então deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), em 2016, a proposta suscitou polêmica e sua discussão foi adiada algumas vezes.

O projeto chegou a ser bandeira da oposição em 2017, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), principalmente quando havia a perspectiva de afastamento do presidente Michel Temer (MDB), denunciado duas vezes pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Atualmente, a Constituição prevê eleição direta de presidente e vice-presidente em caso de vacância apenas nos dois primeiros anos do mandato. Nos dois últimos anos, a eleição é indireta, e os nomes são escolhidos em sessão conjunta do Congresso Nacional (513 deputados e 81 senadores).

Caso aprovada, a proposta vai alterar o artigo 81 da Constituição Federal para determinar que as eleições indiretas, pelo Congresso Nacional, tomarão forma apenas no caso de vacância dos cargos de presidente e vice-presidente nos últimos seis meses do período presidencial, e não nos últimos dois anos, como atualmente.

“A eleição indireta para presidente e vice-presidente é que deve permanecer sendo exceção, cabendo apenas para as situações em que não existe possibilidade de realização do pleito”, defendeu o petista.

Um proposta semelhante já foi aprovada no Senado. A diferença é que a eleição direta só não ocorreria se a dupla vacância ocorrer no último ano do mandato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?