metropoles.com

Oposição pede ao TCU auditoria no Inep e afastamento de Danilo Dupas

Deputados, liderado pelo PSB, reuniram-se por videoconferência com a presidente do tribunal, ministra Ana Arraes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
deputados reuniao no tcu (1)
1 de 1 deputados reuniao no tcu (1) - Foto: Divulgação

Deputados da oposição se reuniram, nesta terça-feira (16/11), com a presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, e protocolaram pedido de auditoria permanente de acompanhamento e gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os congressistas também solicitaram o afastamento cautelar do presidente do órgão, Danilo Dupas, e vão acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT) por causa das denúncias de assedio moral.

O líder do PSB na Câmara, Danilo Cabral (PE), disse que a ministra não se manifestou sobre a representação, mas se mostrou sensível a analisá-la. Cabral destacou que essa não é a primeira crise no órgão sob o governo Jair Bolsonaro.

“Entendemos que ele [Dupas] é o centro da crise no órgão. Os 37 servidores que pediram afastamento denunciam uma ineficiência técnica, ingerência político-ideológica na formulação do Enem, há risco de vazamento da prova e até da logística da prova. Para garantir a realização [do exame], precisamos afastar o presidente [do Inep]”, declarou.

Na última semana, mais de 30 coordenadores do Inep pediram demissão do órgão que organiza o exame alegando assédio moral. No final de semana, a declaração do presidente Jair Bolsonaro de que as provas terão “a cara do governo” ampliaram as suspeitas de interferência na prova.

A Comissão de Educação da Câmara deve analisar, nesta quarta-feira (17/11), a convocação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para prestar esclarecimento. Os parlamentares também defenderam a convocação do ministro.

“Não cabe a nenhum exame educacional ter a cara de nenhum governo seja qual for. Não pode um governo dizer que temas ser tratado ou não”, disse Marcelo Freixo (PSB-RJ).

O presidente do Inep esteve na última semana no colegiado, negou assédio e disse que “está tudo certo” com o Enem. O exame será realizado nos dias 21 e 28 de novembro.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?