Oposição articula quem serão os líderes no Senado; veja os cotados
Flávio Bolsonaro deve ser o líder do PL no Senado, enquanto Carlos Portinho poderá assumir a liderança da oposição
atualizado
Compartilhar notícia
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definir as lideranças do governo no Senado Federal, o PL, de Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro, também se movimenta nos bastidores para articular os senadores que encabeçarão a oposição ao novo governo.
O Metrópoles apurou que, neste momento, o filho do ex-presidente e senador pelo Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (foto em destaque), é o mais favorito da legenda para liderar a bancada do PL no Senado, a maior da Casa, com 14 senadores.
O ex-líder de Bolsonaro no Senado Carlos Portinho (RJ) tem o nome ventilado para ser o líder da oposição a Lula, enquanto o senador Wellington Fagundes (MT) deve ocupar a liderança da minoria no Senado.
No governo Bolsonaro, as lideranças eram representadas, respectivamente, pelos senadores Wellington Fagundes (PL-MT), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Jean Paul Prates (PT-RN). Na gestão de Lula, caberá a Randolfe representar a liderança do novo governo na Casa; Prates presidirá a Petrobras.
Ainda com lideranças indefinidas, o PL bateu o martelo sobre quem será o senador do partido a tentar presidir a Casa. Trata-se do ex-ministro de Bolsonaro Rogério Marinho (RN).
Marinho disputará o posto com o atual presidente da Casa e candidato à reeleição, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O senador mineiro é o favorito na corrida para derrotar os bolsonaristas e se manter no cargo. Ele tem o apoio de Lula na disputa.