metropoles.com

Oposição articula para que Moro se explique no plenário da Câmara

No domingo (09/06/2019), site publicou mensagens trocadas entre o ex-juiz federal e procuradores da Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 27/03/2018 Debate pacote anticrime do governo federal, com ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro Local: Senado Federal
1 de 1 Brasília (DF), 27/03/2018 Debate pacote anticrime do governo federal, com ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro Local: Senado Federal - Foto: Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA), protocolou, nesta terça-feira (11/06/2019), pedido de convocação para que o ministro da Justiça e Segurança pública, Sergio Moro, preste esclarecimentos sobre as mensagens reveladas pelo site de notícias The Intercept Brasil no Plenário da Câmara dos Deputados.

Até o momento, a Câmara recebeu outros dois pedidos para que o ministro do governo Jair Bolsonaro (PSL) compareça à Casa: nas Comissões de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

O documento cita a gravidade dos fatos para a história do Judiciário e do Ministério Público e argumenta que Moro e o procurador da República, Deltan Dellagnol, “passaram de julgadores e acusadores implacáveis a suspeitos”.

A oposição acredita ser urgente os esclarecimentos a respeito do caso. Eles argumentam que Moro e Dallagnol utilizaram ilegalmente os cargos com o objetivo de praticarem perseguição política.

“Não é admissível que um juiz oriente uma das partes no curso do processo. Está na Lei que esta atitude é ilegal”, argumenta Márcio Jerry. “Ainda mais em se tratando de um ex-juiz que repetia nos processos que a ‘a lei é para todos’, tendo inclusive sido produzido um filme de longa metragem para exaltar os feitos da Operação Lava-Jato“.

Membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Márcio Jerry também pediu que Moro explique a situação a parlamentares que integram a CDHM.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?