metropoles.com

Operação Acolhida tem slogan: “Socialismo exclui, Brasil acolhe”

Nova fase da ação, que recebe refugiados venezuelanos, tem troca de comando, doação da sociedade civil e acordo com setores aéreos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES
roraima 1
1 de 1 roraima 1 - Foto: IGO ESTRELA/METRÓPOLES

Com o slogan “Socialismo exclui, Brasil acolhe”, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), entregou o comando da Operação Acolhida ao general de brigada Antônio Manoel de Barros nesta quinta-feira (16/01/2020). Ele substitui o general Eduardo Pazuello, que agora assume o Comando Militar da Amazônia (CMA), da 12ª Região Militar (12ª RM).

Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, general Barros é mestre em Operações Militares e doutor em Ciências Militares. Ele reúne mais de 25 condecorações da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Polícia Militar do Amazonas e do Exército Americano. Pazuello, por sua vez, estava no comando da Operação Acolhida desde a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB), em 2018.

Além da troca de comando, o governo federal fez algumas mudanças na Operação, que recebe refugiados venezuelanos que chegam a Roraima, pela fronteira de Pacaraima, e os redistribui a outras regiões do Brasil. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, assinou um termo de cooperação entre a União e os setores aéreos que garantem a gratuidade de transporte aéreo aos venezuelanos atendidos pela operação.

Foi lançado também um site oficial para recebimento de doações da sociedade civil.Os recursos serão concentrados em um fundo de auxílio e gerenciados pela Fundação Banco do Brasil. O Executivo explicou que não haverá “prejuízos” a outras unidades federativas, uma vez que a União mobiliza recursos para auxiliar os estados e municípios envolvidos de alguma forma com o recebimento de refugiados.

“O Ggverno Bolsonaro traça estratégias para seguir lidando com as consequências do socialismo bolivariano. Para ir além do atendimento imediato e emergencial, a principal estratégia é intensificar o Programa de Interiorização, destinado aos venezuelanos que optam por fixarem-se no Brasil”, diz o release do Planalto sobre a operação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?