metropoles.com

Onyx sobre recriação de pastas: “Nada será distribuído”

Ministro da Casa Civil rebateu informações de que ministérios das Cidades e da Integração Nacional voltarão para atender bancada da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Onyx Lorenzoni – Ministro da Casa Civil
1 de 1 Onyx Lorenzoni – Ministro da Casa Civil - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), rejeitou a ideia de que o governo aceitou recriar pastas e distribuir cargos entre partidos do Centrão em busca de apoio para aprovação da Medida Provisória nº 870, que trata da reestruturação administrativa do Executivo.

Ao ser questionado sobre cargos a serem distribuídos, o ministro reagiu. “Distribuído? Nada será distribuído”, disse, após deixar a comissão especial da reforma da Previdência, onde compareceu para dar apoio ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que presta esclarecimentos na tarde desta quarta-feira (08/05/2019) ao colegiado sobre a proposta do governo.

Segundo o ministro, a decisão de recriar os ministérios das Cidades e da Integração Nacional visa “melhor servir à sociedade”.

“Na avaliação do governo, se resolveu acatar essa possibilidade, porque havia algumas sobreposições entre o Ministério das Cidades e o Ministério da Integração Nacional. São coisas diferentes. Um cuida da questão urbana, o outro, das questões dos estados e das diferentes regiões do país. Nos pareceu mais indicado [recriar as pastas] para servir melhor a sociedade brasileira”, observou.

O retorno dos dois ministérios foi anunciado pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE), que é relator da medida provisória. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) aceitou as demandas apresentadas por parlamentares. A recriação já consta no relatório apresentado por Bezerra ao Congresso.

Demandas
De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, ainda houve demandas para a recriação do Ministério da Cultura e para a separação das pastas da Justiça e de Segurança Pública. Contudo, essas ideias não foram aceitas pelo presidente.

Onyx Lorenzoni evitou falar em nomes para ocupar os dois novos cargos de ministros a serem criados e acredita que em duas semanas a medida será aprovada. “Vamos aprovar no tempo certo. Não há preocupação nenhuma.”

A MP está sob análise de uma comissão mista, que terá de aprovar o mérito da proposta. Depois disso, caso aprovada, ela precisa ser validada pelos plenários da Câmara e do Senado. Caso isso não ocorra até o dia 3 de junho, a medida editada pelo presidente perde sua validade e a administração federal volta à estrutura anterior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?