Olavo de Carvalho contradiz Itamaraty sobre diplomata demitido
Ex-astrólogo postou mensagem supostamente escrita pelo chanceler, Ernesto Araújo, dizendo que Paulo Roberto de Almeida “passou dos limites”
atualizado
Compartilhar notícia
Considerado “guru” de boa parte do governo de Jair Bolsonaro, o escritor Olavo de Carvalho afirmou em suas redes sociais que o diplomata Paulo Roberto de Almeida “passou dos limites” e, por isso, foi demitido. A afirmação de Olavo de Carvalho contradiz a versão oficial do Itamaraty. As informações são do jornal O Globo.
A demissão do diplomata do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) foi revelada nessa segunda-feira (4/3), após Almeida publicar textos críticos ao chanceler, Ernesto Araújo, em seu blog pessoal.
Em nota, o Itamaraty afirmou que a saída de Paulo Roberto de Almeida já era prevista. Considerado pelo diplomata responsável pela exoneração, Olavo de Carvalho disse em sua página no Facebook que a decisão foi do chanceler brasileiro.
Carvalho reproduziu mensagens supostamente escritas pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, nas quais o chanceler afirma não ter pretendido causar nenhum embaraço a Olavo com a demissão de Almeida.
“Almeida já vinha falando e postando muita coisa contra a nova política externa (nunca a favor), e eu tolerava, mas desta vez ele passou dos limites. Um grande abraço e tudo de bom para vocês!”, ressalta a mensagem reproduzida por Olavo.