Olavo a novo ministro: “Se aparecer Croquetti, se esconda no banheiro”
Após a troca de comando no MEC, o influenciador de Bolsonaro desejou sorte ao novo chefe da Educação
atualizado
Compartilhar notícia
O escritor de extrema-direita Olavo de Carvalho, influenciador do presidente Jair Bolsonaro (PSL), comemorou a troca de comando no Ministério da Educação. Com a saída de Ricardo Vélez Rodríguez e a chegada de Abraham Weintraub, Carvalho desejou sorte a novo ministro.
Ele usou o Facebook para comentar a nomeação. “Desejo toda a sorte do mundo ao ministro Weintraub e só advirto: se aparecer algum Croquetti dando palpite, esconda-se no banheiro”, escreveu.
Na última sexta sexta-feira (5/4), Vélez Rodríguez, foi alvo de críticas de Olavo. Na iminência de ser exonerado do cargo, o escritor incentivou a dispensa. “Não vou fazer nada contra ele, mas garanto que não vou lamentar se o botarem para fora do ministério”, disparou.
Vélez chegou ao cargo por influência do escritor, assim como o atual chanceler brasileiro, Ernesto Araújo. Segundo Olavo, ele segue a trajetória de Vélez há, pelo menos, duas décadas.
“Conheci o prof. Vélez por seus livros sobre a história do pensamento brasileiro, publicados mais de vinte anos atrás. Nunca tomei conhecimento das suas obscenas tucanadas e clintonadas, que teriam me prevenido contra o seu comportamento traiçoeiro”, publicou na semana passada.
Nesta segunda-feira (8), Bolsonaro pôs fim à participação de Vélez na Esplanda dos Ministérios. O agora ex-ministro se envolveu em uma série de crises e levou o governo a um desgaste de imagem, colocando em dúvida a capacidade de gestão.
O compasso na pasta desandou por uma disputa de poder entre quatro alas distintas: militares, evangélicos, técnicos e aqueles que apoiam o escritor Olavo de Carvalho.
O novo ministro da Educação é economista, formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1994, e mestre em finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, ele trabalha como professor da Unifesp.