metropoles.com

Odebrecht conta que BNDES cobrava doações à campanha do PT, diz jornal

De acordo com o empresário, Coutinho e Mantega buscavam dinheiro de empresários que possuíam financiamento do banco de desenvolvimento para projetos no exterior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PAULO VITOR/AGÊNCIA ESTADO
Prédio do BNDES
1 de 1 Prédio do BNDES - Foto: PAULO VITOR/AGÊNCIA ESTADO

Marcelo Odebrecht afirmou à Operação Lava Jato que o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega cuidavam da cobrança de doações para a campanha de Dilma Rousseff em 2014. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com o empresário, que também é herdeiro da empreiteira que leva seu sobrenome, Coutinho e Mantega buscavam dinheiro de empresários que possuíam financiamento do BNDES para projetos no exterior.

O jornal afirmou que as declarações fazem parte de uma série de tentativas de Marcelo Odebrecht em obter acordo de delação premiada para diminuir a pena de prisão. Ele foi condenado a 19 anos e 4 meses por corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

O acordo entre a Lava Jato e o empresário ainda não foi firmado. Os procuradores querem que Marcelo explique todo o esquema de financiamento de projetos no exterior. As obras da empreiteira Odebrecht financiadas pelo BNDES deram um salto a partir de 2007. De acordo com o jornal, entre 1998 e 2006, o financiamento anual era de Ud$ 166 milhões. De 2007 a 2014, o valor subiu para US$ 1 bilhão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?