metropoles.com

OAB pede que Pazuello seja processado por crimes contra a saúde

Entidade representou na Procuradoria da República no Distrito Federal contra ex-ministro da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro da saúde eduardo pazuello coletiva saida 6
1 de 1 Ministro da saúde eduardo pazuello coletiva saida 6 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entregou à Procuradoria da República no Distrito Federal representação contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para que ele seja processado criminalmente pelos crimes comuns de perigo para a vida ou saúde de outrem; infração de medida sanitária preventiva; emprego irregular de verbas ou rendas públicas; e prevaricação.

A representação, assinada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, foi apresentada nesta quinta-feira (25/3).

O documento pede que sejam ouvidas como testemunhas os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, além do médico Miguel Nicolelis e do biólogo Átila Iamarino.

São citadas diversas condutas de Pazuello nos 10 meses em que ficou à frente da pasta, sob alegação de que ele é “diretamente responsável pela indefensável gestão da crise sanitária que o Brasil vem enfrentando em razão da Covid-19”.

O documento afirma que o general era inexperiente em gestão de saúde pública e credita a nomeação ao alinhamento com a visão defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acerca da utilização de medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19, o chamado “tratamento precoce”.

Assim que assumiu o posto, Pazuello assinou um protocolo que recomendava a utilização da hidroxicloroquina e da cloroquina (juntamente com a azitromicina, um antibiótico) em pacientes com sintomas leves da infecção.

Também são citadas na representação o mau uso de verbas públicas, a ingerência na crise de oxigênio em Manaus (AM) e disputas políticas em torno da vacinação no país.

“Os efeitos dessas condutas do representado agravam sobremaneira os danos sociais da sua ação criminosa, pois contrariam orientações da OMS e do próprio Ministério da Saúde. Distanciamento social salva vidas”, diz o texto.

Veja a íntegra da representação:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?