“O senhor está com medo”, diz Ciro Nogueira a Renan na CPI da Covid
Marcos Rogério (DEM-RO) disse que o relator do colegiado demonstrou “medo absurdo” dos requerimentos de informação
atualizado
Compartilhar notícia
Líder do Centrão, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) discutiu com o relator Renan Calheiros (MDB-AL) durante sessão Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, realizada nesta quinta-feira (29/4). A confusão ocorreu após o presidente do Progressistas sugerir ao emedebista que todos os requerimentos de informação fossem votados em bloco.
Renan Calheiros fazia a leitura dos requerimentos cobrando esclarecimentos do governo federal, que seriam apreciados e votados pelos integrantes do colegiado, incluindo as convocações de ex-ministros e demais autoridades sanitárias, para próxima semana.
Enquanto lia os pedidos, Ciro Nogueira interrompeu o senador para fazer um questionamento. “Para economia processual, por que não votamos todos os requerimentos de informação?”, indagou.
Renan, então, irritou-se com o colega senador. “Não vamos transformar essa comissão parlamentar de inquérito em uma batalha eleitoral política. Se alguns dos senhores têm problemas a ajustar nos seus estados, precisa ter fato determinado para isso”, disparou.
A manifestação do relator provocou reação imediata de Ciro. “O senhor está com medo de aprovar os requerimentos de informação. É isso que o senhor está mostrando”, disse a Renan, que negou “estar com medo”.
O líder do Democratas no Senado, senador Marcos Rogério (DEM-RO), pediu que o relator “afastasse seu ódio”. “Eu não sei qual o medo que o relator tem. Vossa excelência está relatando um medo absurdo aqui. A não ser que considere os senadores desta bancada inferiores a vossa excelência. Afasta seu ódio, senador”, disse.
Tratamento precoce e isolamento
Entre os requerimentos de informação lidos pelo relator, está a solicitação de esclarecimentos sobre as regulamentações exercidas pelo governo federal que trata de medidas de enfrentamento da emergência em saúde pública, com foco em temas sobre isolamento social.
Além disso, Renan Calheiros pediu os registros ações e documentos relacionados ao estímulo do uso de medicamentos sem eficácia comprovada usadas no chamado tratamento precoce da Covid-19.
Outro item na pauta da relatoria diz respeito aos critérios da distribuição de recursos e os respectivos repasses entre os entes federativos. O relator também cobrou que o governo federal informasse suas ações no enfrentamento do colapso no Amazonas.
Até a manhã desta quinta, mais de 280 requerimentos foram apresentados. Há pedidos de convocação de outros ministros do governo: Paulo Guedes (Economia), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União).
Senadores também pedem a convocação de ex-auxiliares, como Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, e Fabio Wajngarten, ex-secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República.