metropoles.com

“O PSDB não está mais na base do governo”, diz Padilha

Mesmo assim, o ministro da Casa Civil diz contar com o partido para a votação da reforma da Previdência no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016
1 de 1 Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Um dia depois de Geraldo Alckmin confirmar o desembarque tucano do governo de Michel Temer (PMDB), o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB), disse nesta quarta-feira (29/11) que considera o PSDB fora da base aliada.

“O PSDB não está mais na base do governo. Já disse que vai sair dia 9”, afirmou Padilha. Nessa data, será realizada a convenção tucana, quando Alckmin deve assumir o comando da sigla.

Questionado sobre os três ministros do partido no governo – Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Luslinda Valois (Direitos Humanos) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores) –, o ministro destacou que eventuais saídas passam pela decisão de Temer. Assim, ainda que o PSDB abra mão dos cargos na Esplanada, o presidente da República poderá manter quadros da legenda como nomes de sua cota pessoal.

“Uma coisa é um ministro que está no governo representando um partido. Outra coisa é o presidente manter alguém como representante de sua cota pessoal”, disse.

O ministro ressaltou também que o Palácio do Planalto conta com o PSDB na votação da reforma da Previdência no Congresso Nacional. “A reforma previdenciária se encaixa plenamente (à ideologia tucana). Inclusive a proposta original enviada pelo governo federal”, disse.

Padilha afirmou que o governo trabalha para que os deputados votem a reforma em dois turnos ainda em 2017. “Nossa expectativa é ver se conseguimos ter, já na semana que vem, a primeira votação.”

Para as eleições de 2018, o ministro não excluiu um eventual acordo entre tucanos e peemedebistas. “Se o candidato do PSDB disser que defende o legado do presidente, há a possibilidade de uma aliança”, avaliou.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?