O Parlamento caiu na folia: veja fotos de deputados durante o Carnaval
Trabalhos no Legislativo só serão retomados a partir da semana que vem. Nas redes sociais, políticos revelaram como aproveitaram a festa
atualizado
Compartilhar notícia
De folga dos trabalhos na Câmara dos Deputados até a próxima semana, alguns parlamentares aproveitaram para curtir o Carnaval. Quem caiu na folia nos últimos dias encheu as redes sociais com imagens da festa.
Depois de brincar junto com a namorada, a jornalista Fátima Bernardes, no pré-Carnaval de Recife (PE), o deputado federal estreante Túlio Gadêlha (PDT-PE) voou sozinho para a capital pernambucana durante o Carnaval propriamente dito.
Saiu tocando alfaia no bloco Brincante Popular (foto em destaque) e postou homenagem à Queirogada em seu Instagram (veja abaixo). Enquanto isso, Fátima apresentava o desfile das escolas de samba do Grupo Especial no Rio de Janeiro, pela TV Globo.
Visualizar esta foto no Instagram.
Visualizar esta foto no Instagram.
Tirei o ferrugem hoje, na abertura do carnaval do Recife. Valeu turma boa do @brincantepopular ?
De forma geral, enquanto apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aproveitaram o feriadão para descansar – ou preferiram o silêncio nas redes sociais –, a oposição se esbaldou em bloquinhos pelo país, com “fantasias” politizadas.
A deputada Natália Bonavides (PT-RN) vestiu laranja para perguntar “Cadê Queiroz“, o ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) que entrou na mira do Ministério Público devido a movimentações bancárias consideradas atípicas. Já a petista Marília Arraes (PT-PE), por exemplo, usou uma camiseta pedindo “Lula Livre” nas ladeiras de Olinda (PE).
Não só a terra do frevo e do maracatu foi visitada pelas “Vossas Excelências”. Teve parlamentar acompanhando o circuito de trios elétricos em Salvador (BA), atrás de blocos em São Paulo e conferindo as escolas de samba no Rio de Janeiro (confira galeria abaixo).
Também estreante na Câmara federal, o deputado Igor Kannário (PHS-BA) não apenas se fantasiou e saiu às ruas como os colegas: cantor conhecido por “Príncipe do Gueto”, ele comandou a folia em Salvador do alto de um trio elétrico. Nessa segunda (4/3), o parlamentar acabou se estressando com os policiais militares que entraram em confronto com foliões brigões do seu bloco.
Quando os PMs usaram cassetetes contra parte do público, foram repreendidos por Kannário: “Isso está errado. Essa parada aí no meio está errada. Estão querendo me boicotar no Carnaval, é? Estão querendo manchar a bandeira do meu povo, é? Isso está errado”.
A folia dos brasilienses
Tanto a bancada do Distrito Federal na Câmara dos Deputados quanto parlamentares da Câmara Legislativa do DF aproveitam o Carnaval. O deputado federal Luís Miranda (DEM) foi outro que escolheu Salvador como destino. Ele acompanhou o show do DJ Alok e gravou vídeo ao lado do prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM). “Carnaval em Salvador é a melhor festa do Brasil”, afirmou o congressista na gravação.
Em Brasília, os distritais Fábio Felix (PSol) e Leandro Grass (Rede) aproveitaram os blocos carnavalescos nesse domingo (3). Felix acompanhou o Bloco das Montadas, no Setor Bancário Norte, e Grass, o Mamãe Me Carrega, no Parque da Cidade, e o Agoniza Mas Não Morre, na Asa Sul.
Também em ritmo de comemoração, mas distante das grandes aglomerações, o distrital Reginaldo Veras (PDT) postou foto com amigos em um rancho no Lago Corumbá IV. “Aproveitar, né? Quarta começa a Quaresma desintoxicante”, escreveu ele, ao lado de uma garrafa de cerveja. Já Robério Negreiros (PSD) compartilhou uma imagem à beira-mar, em Trancoso (BA).
O distrital Daniel Donizet (PRP) postou vídeos ao lado da família, jogando futebol no quintal de casa e com o cachorro de estimação. Já Martins Machado (PRB) compartilhou cenas de almoço com a mulher. “Aproveitando a pausa”, escreveu.
Muitos parlamentares dedicaram os dias de folga a eventos religiosos. O deputado federal Julio Cesar (PRB) participou de um encontro de jovens em Ceilândia e jogou futebol com integrantes da Força Jovem Universal (FJU). Os distritais Rodrigo Delmasso (PRB) e Iolando (PSC) foram outros a compartilhar imagens em encontros religiosos.
Confira a “folia” dos brasilienses: