metropoles.com

“Nunca acreditei no bom gosto de Bolsonaro”, alfineta Renan Calheiros

Comentário foi feito sobre boato de que Jair Renan, quarto filho do presidente, teria recebido o nome em homenagem ao senador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Renan Calheiros_CPI da Covid-19
1 de 1 Renan Calheiros_CPI da Covid-19 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O relator da CPI da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL), ironizou o boato de que o filho 04 do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Jair Renan, teria recebido o nome em homenagem ao pai e ao senador.

Calheiros disse ter sido lembrado por Humberto Costa (PT-PE) de que “corre um comentário de que o nome deste jovem teria sido atribuído em uma homenagem a mim”.

“Eu, sinceramente, não acredito, nunca acreditei no bom gosto de Bolsonaro. Se isso aconteceu, devo agradecer à mãe do garoto, jamais ao presidente da República”, provocou.

O nome do filho do mandatário do país surgiu quando senadores comentavam o suposto envolvimento do lobista Marconny Nunes Ribeiro Albernaz Faria com a abertura da empresa Bolsonaro Jr Eventos, propriedade de Jair Renan. A relação foi noticiada pelo jornal Folha de S.Paulo. “Muito jovem e já anda nessas companhias”, continuou o relator da CPI.

A reportagem mostra diálogos enviados à CPI da Covid-19 pela Procuradoria Regional do Pará, depois que os investigadores daquele estado, que apuravam a influência do lobista em uma indicação para órgão público, viram que Marconny havia sido citado nas negociações da Precisa Medicamentos.

A empresa foi intermediadora das negociações do laboratório indiano Bharat Biotech com o Ministério da Saúde para a compra da vacina Covaxin. O governo, todavia, decidiu cancelar o contrato na última semana, após irregularidade em relação à negociação vir a público.

De acordo com os diálogos, o lobista e Jair Renan começaram a tratar do tema no dia 17 de setembro de 2020. Marconny chamou o filho do presidente para resolver a questão do contrato dele. Cinco dias depois, Marconny Faria pediu ao advogado, William de Araújo Falcomer dos Santos, que lhe enviasse a localização do escritório para Jair Renan — e recebeu um “já mando” como resposta.

Em 11 de outubro, o lobista mandou uma reportagem sobre a inauguração da empresa de Jair Renan para William, que respondeu: “Fui lá ontem. Tava legal”. Três dias depois, William disse: “Renan veio aqui hj. Fiz o certificado. Conversamos algumas coisas”. E Marconny respondeu: “Coisa boa”. Em seguida, o advogado disse: “Amanhã ele assina a abertura da primeira empresa dele”.

5 imagens
Jair Renan
Jair Renan, filho "04" de Bolsonaro
Jair Renan
O jovem participou de reality
1 de 5

Jair Renan Bolsonaro

Reprodução/Instagram
2 de 5

Jair Renan

Reprodução/Instagram
3 de 5

Jair Renan, filho "04" de Bolsonaro

Reprodução/Instagram
4 de 5

Jair Renan

Reprodução/Instagram
5 de 5

O jovem participou de reality

Reprodução/Instagram

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?