metropoles.com

Novo presidente da Câmara, Waldir Maranhão é citado na Lava Jato

O deputado do PP também é alvo de dois inquéritos no Supremo em que é acusado de crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados
GL_Sessao-da-Camara-dos-Deputados-para-analise-de-vetos-presidenciais_02122015002
1 de 1 GL_Sessao-da-Camara-dos-Deputados-para-analise-de-vetos-presidenciais_02122015002 - Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados

Com o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da Câmara dos Deputados, determinada nesta quinta-feira (5/4) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Waldir Maranhão (PP-MA) assume a presidência da Casa. O parlamentar também é investigado pela operação Lava Jato.

Em depoimento, o doleiro Alberto Youssef, delator da Lava-Jato, apontou Maranhão como um dos parlamentares beneficiados pelo esquema de corrupção e desvios na Petrobrás.

Em reportagem publicada em dezembro do ano passado, o Metrópoles mostrou a relação do deputado com um outro doleiro conhecido em Brasíila, o libanês Fayed Antoine Traboulsi. Em conversado interceptada pela Polícia Federal durante investigações da Operação Miquéias, deflagrada em setembro de 2013, Fayed ligou para o deputado para confirmar uma reunião. Na conversa dos dois, o doleiro o chama de “meu deputado”. Maranhão retribui com “meu irmão”.

O deputado do PP também é alvo de dois inquéritos no Supremo em que é acusado de crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens.

Recentemente, o deputado se tornou alvo de pedido de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar devido a suspeita de participação no esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal. Maranhão é aliado do ex-presidente José Sarney e do próprio Eduardo Cunha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?