metropoles.com

Novo pacto federativo de Guedes inclui pagamento de R$ 4 bi a estados

A intenção é garantir a redistribuição dos recursos federais aos estados e municípios com a edição de sete medidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa na tarde desta terça-feira (20/08/2019) da reunião de líderes na Presidência do Senado Federal. Guedes chegou por volta das 15h30, ciceroneado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Governo e o Congresso Nacional fecharam um acordo para estabelecer um novo Pacto Federativo. A intenção é garantir a redistribuição dos recursos federais aos estados e municípios com a edição de sete medidas, que virão em forma de emendas à Constituição, projetos de lei e atos do governo federal.

Com elas, Senado, Câmara e Palácio do Planalto esperam aprovar a cessão onerosa, criar o Fundo Social do Pré-Sal, prorrogar para 2028 o prazo de pagamento dos precatórios que os estados teriam que quitar em 2024 e extinguir a Lei Kandir. Além disso, garantir a securitização das dívidas dos estados e a aprovação do Plano Mansueto.

Por fim, o governo promete pagar aos estados R$ 4 bilhões referentes às dívidas deste ano da Lei Kandir e do Fundo de Exportação (FEX) com os recursos que serão obtidos com o próximo leilão do Pré-Sal.

Na semana passada, Guedes havia se reunido com lideranças do Senado Federal para tratar do assunto. Ele esteve com a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS), o com o relator da reforma da Previdência, Tasso Jereissati (PSDB-CE) para tratar sobre a tramitação da matéria.

O Pacto Federativo é um assunto tratado com melindre pelo Palácio do Planalto, já que cria e autoriza repasse de receitas aos estados sem passar pelo crivo da União. Por outro lado, é importante para os parlamentares, que sofrem pressão em suas bases eleitorais para a aprovação da matéria, já que em teoria aumentaria os recursos dos governos locais.

Por isso, com a chegada da Reforma da Previdência à Casa, os senadores tentam condicionar a aprovação do texto que dita as regras das aposentadorias com o apoio de Jair Bolsonaro e sua equipe econômica ao projeto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?