metropoles.com

“Novo na política é falar a verdade”, afirma Alckmin

O governador de São Paulo defende prévias para definição do candidato do PSDB à presidência da República na eleição de 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ciete Silvério/ A2img
Ciete Silvério/ A2img
1 de 1 Ciete Silvério/ A2img - Foto: Ciete Silvério/ A2img

Em disputa com o prefeito paulistano João Doria para ser o candidato do PDSB na eleição presidencial de 2018, o governador Geraldo Alckmin (SP) criticou nesta segunda-feira (4/9) quem defende a ideia de que o novo na política é ser jovem ou ter pouca experiência na política.

“O novo é idade? 30, 50, 70 anos? Eu acho o FHC (Fernando Henrique Cardoso) novo, e ele tem um pouco mais que isso. Novo é nunca ter sido candidato, ter experiência pública ou mandato? O novo é, primeiro, falar a verdade, olhar nos olhos e as pessoas acreditarem e, segundo, defender o interesse coletivo, que é órfão no Brasil todo dia”, criticou, ao participar de evento na capital paulista.

Alckmin reiterou que quer ser candidato à presidência da República, mas disse que isso não depende dele, mas do partido. “Eu me preparo permanentemente”, salientou.

Em entrevista exclusiva ao jornal O Estado de S. Paulo, Doria admitiu que pode deixar o PSDB, mas negou disputar prévias com Alckmin.

O governador afirmou também que, se for presidente, pretende apresentar, logo de cara, reformas da Previdência e tributária, deixando claro que o principal problema do país é fiscal. “Governo não é pra ser executor, mas sim regulador e fiscalizador”, destacou.

Ele criticou a decisão do governo em dar aumento de salário a servidores com quatro anos de antecedência. “É inacreditável isso em país com rombo fiscal”, afirmou. Em relação ao câmbio, disse que sua preocupação é não deixar a moeda sobrevalorizar.

Citou, inclusive, quais são os economistas com quem tem conversado para discutir a situação do País: Armínio Fraga, Eduardo Giannetti da Fonseca, José Roberto Mendonça de Barros, Pérsio Arida, Monica de Bolle e até o senador paulista José Serra (PSDB). Evitou, no entanto, dizer quais seriam os seus ministros. “Isso dá um azar danado”.

Prévias
O governador voltou a defender nesta segunda a realização de prévias para a escolha do candidato tucano nas eleições presidenciais do ano que vem e descartou deixar a sigla para participar da corrida pelo Palácio do Planalto caso não receba a indicação de seu partido.

“Sou a sétima assinatura na fundação do partido (PSDB). Não mudei de partido, eu fundei um partido. Nós criamos um partido novo para fazer a diferença”, respondeu Alckmin ao ser questionado se poderia sair do PSDB para disputar o pleito.

O governador reiterou o interesse em lançar candidatura à Presidência da República no ano que vem e chegou a citar quais seriam suas prioridades no cargo.

Em entrevista dada a jornalistas após sua participação no evento, Alckmin defendeu que quando o partido tem mais de um candidato, as prévias partidárias representam a “maneira democrática” de escolher quem vai concorrer. “Esse é o bom caminho, mas não é agora, isso é mais para frente, no devido tempo”.

O governador também foi questionado sobre as declarações do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), de que o povo é que deve definir quem será candidato tucano. Cotado para disputar a presidência da República em 2018, Doria rechaçou participar de prévias contra Alckmin e não descartou a possibilidade de trocar de partido para disputar o cargo. “Não vejo nenhum problema. O João é uma pessoa muito querida e vamos trabalhar juntos”, comentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?