metropoles.com

Novo ministro da Saúde propôs escolha entre jovem e idoso

Em vídeo, Teich questiona se é prioritário investir em salvar adolescente “que tem a vida inteira pela frente” ou idoso “no final da vida”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O novo ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro (sem partido), Nelson Teich, assumiu o cargo há poucas horas, mas declarações dadas por ele anteriormente já repercutem nas redes sociais. É o caso de um vídeo em que ele questiona se é prioritário, para um gestor da área de saúde, investir em salvar um adolescente, “que tem a vida inteira pela frente”, ou um idoso “com doença crônica avançada”.

“Como você tem o dinheiro limitado, você vai ter que fazer escolhas, definir onde vai investir. Então, eu tenho uma pessoa que é mais idosa, tem uma doença crônica avançada e teve uma complicação. Para ela melhorar, eu vou gastar praticamente o mesmo dinheiro que eu vou gastar para investir em um adolescente que está com um problema. Só que essa pessoa é um adolescente que vai ter a vida inteira pela frente e o outro é uma pessoa idosa, que pode estar no final da vida. Qual vai ser a escolha?”, pergunta Teich.

Ele propôs o dilema em um vídeo do Instituto Oncoguia, de abril de 2019. Na época, a entidade promovia um congresso nacional de oncologia em Brasília (DF), do qual Teich participou, falando sobre “aspectos técnicos e orçamentários que compõem o sistema de saúde atual, seus respectivos desafios e a direta relação com o paciente oncológico”.

O questionamento, segundo Teich, expõe uma situação a se enfrentar envolvendo duas realidades atuais da saúde: “O dinheiro é limitado e as escolhas são inevitáveis”, afirma.

“Alinhamento completo”
Em pronunciamento ao lado do presidente ao assumir, nesta quarta-feira (16/04) o posto de Luiz Henrique Mandetta (DEM), à frente do Ministério da Saúde, Teich afirmou ter “alinhamento completo” com Bolsonaro e que “não vai haver qualquer definição brusca ou radical do que vai acontecer” quanto à política de isolamento por causa do novo coronavírus.

Assista à fala do novo ministro:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?