metropoles.com

Novo chefe da Secom promete combater fake news: “Desinformação mata”

Deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) tomou posse, nesta terça-feira (3/1), como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Paulo Pimenta toma posse como ministro de Estado Chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República em cerimônia no palácio do Planalto. Ele discursa em púlpito ao lado de bandeira do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Paulo Pimenta toma posse como ministro de Estado Chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República em cerimônia no palácio do Planalto. Ele discursa em púlpito ao lado de bandeira do Brasil - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em cerimônia de transmissão de cargo ocorrida nesta terça-feira (3/1), no Palácio do Planalto, o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta (PT-RS), disse que vai fazer trabalho de combate às fake news e que esse será um tema central de sua gestão.

“A desinformação mata e não queremos nunca mais repetir esse tormento. Faremos um trabalho permanente de combate às fake news e à desinformação”, afirmou ele em discurso. Uma nova secretaria, a de Políticas Digitais, será responsável pela questão da regulação da internet.

Pimenta ainda criticou a gestão de Jair Bolsonaro (PL) pela decretação de sigilos e pela ausência de transparência, além de um comportamento hostil com a imprensa. O novo ministro disse que no governo Lula “não haverá muros nem cercadinhos, não haverá ofensas ou ameaças, os jornalistas terão toda a liberdade para exercerem a sua atividade”.

10 imagens
Dilma
1 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 10

Dilma

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
9 de 10

Igo Estrela/Metrópoles
10 de 10

Paulo Pimenta toma posse na Secom

Igo Estrela/Metrópoles

A estrutura da Secom deverá contar com seis secretarias, assim distribuídas:

  1.  Comunicação institucional
  2. Publicidade e patrocínio
  3. Imprensa
  4. Análise estratégia e articulação
  5. Audiovisual
  6. Políticas digitais

Secom e Ministério das Comunicações

O PT tentou ficar com o comando da Secom e do Ministério das Comunicações, mas essa última pasta ficou com o deputado Juscelino Filho (União-MA). O rearranjo foi feito para acomodar o partido decorrente da fusão entre DEM e PSL no novo governo.

Lula quer a Secom dirigindo-se a ele, e não ao ministro das Comunicações. A Secom também é responsável pela verba federal de publicidade.

Pimenta definirá o próximo presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que deverá ser fortalecida pela gestão de Lula. Entre os cotados estão o ex-jornalista da TV Globo Chico Pinheiro e a roteirista Antonia Pellegrino, que é casada com o deputado Marcelo Freixo.

Também estão no páreo o cineasta Joel Zito Araújo e o jornalista Flávio Gonçalves, diretor-geral do Instituto de Radiodifusão da Bahia (IRDEB).

Perfil

Pimenta é jornalista de formação e deverá lidar diretamente coma imprensa. Antes de chegar à Câmara, em 2003, Pimenta exerceu os seguintes cargos no Rio Grande do Sul: vereador de Santa Maria (1989-1992 e 1993-1996), deputado estadual (1999-2000) e vice-prefeito da cidade gaúcha (2001-2002).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?